a) Indique as regiões com maior e menor percentual de população urbana no Brasil?
b) Por que a maior parte da população brasileira se concentra próximo à região litorânea do país?
c) Qual é a região que apresenta o maior percentual de população vivendo em áreas rurais do país?
por favor me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)A região Sul concentra, aproximadamente, 92% dos habitantes nas cidades. As regiões Norte e Nordeste apresentam as menores taxas de urbanização, 73,53% e 73,13%, respectivamente.
b) Como podemos ver, a distribuição da população brasileira é muito limitada às zonas litorâneas do país. ... Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região.
c)A Região Nordeste é a que conta com o maior percentual de habitantes vivendo em áreas rurais, 26,88%.
a) A região com o maior percentual de população urbana vivendo no Brasil está localizado na região sudeste com 93% da população e a região com o menor percentual é a região nordeste com 73 % da população.
B) A maior parte da população brasileira está concentrada no litoral porque foi através dos mares que os colonizadores chegaram até o Brasil e implantaram inicialmente na costa os primeiros núcleos estáveis de povoamento, entre outras razões, porque facilitava o escoamento dos produtos do território brasileiro para serem enviados para a metrópoles.
C) A região nordeste apresenta o maior percentual da população vivendo na zona rural, cerca de um pouco mais de 26% (pois se aproximadamente da população urbana é 73%, significa que pouco mais de 26% é rural, em um total de 100%).
O crescimento população urbana no Brasil é resultado, entre outros fatores do processo de mecanização do campo. Com este processo, as pessoas passaram a vir para as cidades em busca de trabalho e melhores condições de vida, o que é conhecido como êxodo rural.
As cidades não acompanharam o aumento da população vinda do campo, pois em sua maioria não havia um planejamento estrutural para a chegada de novos moradores vindos de maneira tão rápida, ocasionando problemas como o de falta de empregos, mobilidade urbana e segurança.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/35961270