A Independência fez com que a capital imperial fosse redimensionada, com mais áreas verdes, bibliotecas e teatros. Na República, ocorreu uma inovação. Nasceu o Rio de Janeiro da Belle Époque, admirada no mundo todo. [...] foram demolidos os prédios e até um morro célebre — o morro do Castelo, local onde a cidade nascera, em 1565 — para dar lugar à capital moderna. Foi uma revolução urbanística inspirada na reconstrução de Paris [...]. No lugar do casario, abriram-se as avenidas e alamedas residenciais dotadas de rede de água e esgoto e recolhimento de lixo.
A Belle Époque do Rio de Janeiro.
O texto aborda um período de transformações do Rio de Janeiro em que
A
buscou-se adequar a cidade ao modelo europeu, tentando copiar sua estética e seus costumes considerados modernos e civilizados.
B
houve a demolição de edifícios e construções para, por um tempo, ceder espaço para o modo de vida desenvolvido nos morros cariocas.
C
tentou-se criar uma arquitetura genuinamente brasileira, com padrões originais e que retratassem o espírito nacionalista da época.
D
favoreceu-se a construção de obras faraônicas, tais como teatros e arranha-céus, em detrimento de espaços de convivência coletiva, como parques e praças.
E
foi deixada em segundo plano a questão da higienização da cidade para dar espaço para ambientes de grande circulação de pessoas, garantindo, assim, lucro para o Estado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
a reposta é a letra A
espero ter ajudado boa sorte
Perguntas interessantes