a independencia do Brasil ocorreu somente no dia 7 de setembro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Logo após o rompimento em 7 de setembro, D. Pedro começa a construir um polo de poder no Rio de Janeiro. Seu primeiro passo foi convocar uma assembleia nacional constituinte.
A ideia dessa assembleia era construir uma unidade nacional. Nesse momento, o Brasil precisava de um governo centralizado e forte, que pudesse sufocar possíveis movimentos separatistas, conta Schneider, que ressalta a importância de José Bonifácio nessa época. A concepção da ideia de Brasil pode ser atribuída a ele.
A partir dessa assembleia, em março de 1824, D. Pedro outorga a primeira Constituição do Brasil Império, já considerando o país como uma nação totalmente independente. Entretanto, segundo Schneider, o Brasil só foi reconhecido como tal em agosto de 1825.
Esse reconhecimento internacional só acontece depois de uma aliança feita entre o Brasil, Portugal e Inglaterra, na qual a corte portuguesa aceita a independência mediante alguns termos, diz Schneider.
Portugal assinou o acordo de reconhecimento mediante uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas e da concessão a D. João 6° do título de Imperador Honorário do Brasil. E esse valor será ‘emprestado’ pela Inglaterra, que trabalhou como mediadora dessa relação entre a ex-colônia e a metrópole movida pelo interesse comercial em um Brasil independente.
Por isso, em algumas historiografias, principalmente estrangeiras, a data de independência do Brasil pode aparecer como 1825, ao invés de 1822. Mas, do ponto de vista brasileiro, defende Schneider, 7 de setembro continua, é claro, como a data mais relevante.