A independência da América Espanhola pode ser considerada uma independência política ou econômica? Justifique
Soluções para a tarefa
Resposta: A independência das antigas colônias espanholas em relação à Espanha foi política e diplomática, de modo que estas colônias deixaram de ser colônias semi-independentes, ainda marcadas pelas leis e interesses espanhóis, e passaram a ser territórios independentes, governados pelos próprios locais e com interesses locais.
A economia das colônias espanholas, contudo, era ainda muito frágil, de modo que a independência não significou que a economia das colônias estivesse pronta para ingressar no mercado global, sendo ainda, por muito tempo, marcada pela necessidade de manter velhos laços comerciais com os espanhóis.
A independência da América Espanhola teve caráter político.
É incorreto afirmar que o processo de emancipação da América Espanhola teve uma viés econômico, tendo em vista que a região continuou dependente das relações comerciais com a Europa de maneira geral.
O que possibilitou a concretização da independência de muito países latinos foi a insatisfação perante a dominação metropolitana da Espanha, juntamente com a ascensão do iluminismo que também causou ondas emancipatórias ao redor do globo.
Historicamente, a relação entre colonizados e colonizadores sempre foi desigual e insatisfatória.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/3423479
Bons estudos!