A independência da América Espanhola ocorreu no âmbito político, todavia, essa independência política não foi acompanhada de uma revolução social ou econômica: as velhas estruturas herdadas do passado colonial foram conservadas intactas pelos novos Estados soberanos. As jovens repúblicas latino-americanas, divididas e enfraquecidas, assumiram novamente o duplo papel de fontes fornecedoras de matérias-primas, essenciais agora à expansão do industrialismo e de mercados consumidores para as manufaturas produzidas pelo capitalismo inglês e posteriormente o estadunidense." Leslie Bethel
De acordo com o texto e seus conhecimentos, argumente, o porquê da Independência da América Latina ser vista como "uma troca de seis por meia dúzia"
Escreva a resposta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
O processo de independência hispano-americano dividiu-se, grosso modo, em três fases principais: os movimentos precursores (1780 - 1810), as rebeliões fracassadas (1810 - 1816) e as rebeliões vitoriosas (1817 - 1824).
"Os movimentos precursores da guerra de independência: revoltas de Tupac Amaru e de Francisco Miranda".
Os movimentos precursores, deflagrados prematuramente, foram severamente reprimidos pelas autoridades metropolitanas. Ainda que derrotados, contribuíram para enfraquecer a dominação colonial e amadurecer as condições para a guerra de independência travada posteriormente. A mais importante dessas insurreições iniciou-se no território peruano em 1780 e foi comandada por Tupac Amaru.
Perguntas interessantes