História, perguntado por julianunes312, 11 meses atrás

a independência da América Espanhola e do Brasil foram iguais?e de que maneira elas ocorreram?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielcsilva01
1

Explicação:Causas

América Espanhola

Outro motivo significativo que contribuiu para a independência dessas colônias é a ausência de livre comércio. Eles produziam uma ampla gama de bens valiosos, como cacau, café, vinho, têxteis e minerais, etc. No entanto, eles eram autorizados a negociar apenas com a Espanha, e suas taxas de troca eram benéficas apenas para os comerciantes espanhóis. É por isso que muitos latino-americanos preferiram vender seus produtos ilegalmente aos comerciantes americanos e britânicos porque eles simplesmente queriam ganhar mais dinheiro. Foi assim que a Espanha acabou sendo forçada a afrouxar suas rígidas restrições comerciais, mas suas ações eram muito pequenas e muito tarde porque as pessoas que produziam bens importantes exigiam preços justos para elas.

Não negligencie o impacto de outras revoluções porque a América espanhola pode ver seus exemplos e resultados. Alguns deles foram positivos, como a Revolução Americana, que foi vista como o melhor exemplo de colônias que lutam por sua independência e desenvolvem uma sociedade mais democrática e justa. No entanto, outras revoluções foram negativas, como a Revolução do Haiti, e é por isso que muitas pessoas temiam que a Espanha não pudesse protegê-las de situações semelhantes.

Provavelmente, uma das principais causas da independência da América Latina é que a Espanha era fraca, de modo que sua capacidade de controlar todas as colônias diminuiu. Você não deve ignorar um senso crescente nessas colônias de ser completamente diferente da Espanha, e essas diferenças eram principalmente culturais. Todos esses fatores importantes contribuíram para o desejo do colono espanhol na América Latina de lutar por sua independência.

independência do Brasil:

No final do século XVIII e início do XIX, aumentaram no Brasil as pressões e descontentamento contra o monopólio comercial imposto por Portugal ao Brasil. As elites agrária e comercial brasileira desejavam liberdade econômica para poder ampliar o comércio de seus produtos. Esta liberdade só seria obtida com a independência do país.

- Desde a Inconfidência Mineira (1789) e outros movimentos sociais contrários ao domínio português sobre o Brasil, era muito grande a insatisfação com relação à cobrança de altas taxas e impostos exigidos pela metrópole (Portugal). Portanto, a independência era vista como uma forma de libertação destes impostos abusivos.

- Influência de movimentos externos liberais e, portanto, contrários ao colonialismo. Entres estes movimentos políticos e sociais, podemos citar a Independência dos Estados Unidos (1776) e a Revolução Francesa (1789). Estes ideais chegaram ao Brasil, aumentando as pressões políticas contra o domínio português sobre o Brasil.

Perguntas interessantes