“A inclusão, para muitos, ainda é uma experiência nova, apesar de já vir sendo discutida há muitos anos, na prática, ainda gera incertezas. Em relação à educação inclusiva, já vimos que muitas são as expectativas e inseguranças em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais, também vimos que o professor, nesse processo, é a pessoa que estará mais diretamente envolvida com o processo. Diante disso, cabe estudarmos a construção dos laços no ambiente escolar e a relação entre professor-aluno, visando demonstrar o quanto esses fatores são importantes para o avanço do desenvolvimento pedagógico, emocional e da autonomia, para que possam gerenciar todos os aspectos de sua vida, desde as habilidades básicas até a ampla defesa de seus direitos.”
LEONEL, Waléria Henrique dos Santos. Políticas e o Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva. Maringá-PR: Unicesumar, 2015.
Imagine que você está atuando como Pedagogo(a) em um Colégio Estadual de um bairro pequeno. Nesse colégio temos o professor Fabiano, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino fundamental II. Ele possui anos de profissão, gosta muito do que faz, adora os seus alunos, mas nunca se preocupou em atualizar-se com os estudos, pois infelizmente acomodou-se com o seu cargo concursado. Ano após ano, esse professor recebe novas turmas e mantém-se dando exatamente o mesmo conteúdo e agindo da mesma maneira, pois na sua mentalidade todas as crianças/adolescentes são iguais. Porém, para surpresa do professor Fabiano, esse ano, pela primeira vez, a sua turma do 6º ano receberá um aluno surdo.
Certo de que é impossível dar aula para um aluno surdo, o professor Fabiano procurou você, o(a) pedagogo(a) do Colégio para solicitar a transferência desse aluno.
Você, enquanto pedagogo(a), deverá ter uma conversa com o professor Fabiano, acolhendo seus sentimentos e explicando que a inclusão está prevista nas legislações e que na prática ela é possível de acontecer. Explicará que o colégio providenciará um professor de Libras que atuará dentro da sala de aula. Para ajudar o professor Fabiano na missão de praticar a educação inclusiva você deverá pensar em um uma dinâmica (jogo/brincadeira/quebra-gelo) que você irá aplicar no pátio do colégio, com o objetivo de criar vínculos entre a turma, o professor e o novo aluno surdo.
Sendo assim, para essa atividade MAPA você deve realizar uma produção textual (de 35 a 45 linhas) com os seguintes itens:
- Apresentar no mínimo três argumentos que você poderia usar para ajudar o professor Fabiano a compreender o papel dele para a Inclusão e a importância do vínculo frente à diversidade em sala de aula;
- Citar no mínimo duas legislações brasileiras atuais que apoiam a educação inclusiva;
- Citar uma legislação brasileira que prevê a presença de um professor de Libras na sala de aula para alunos surdos.
- Descrever a dinâmica que você aplicaria com os alunos e professor.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: pg 226 do livro
Explicação: leia o livro
Perguntas interessantes