Pedagogia, perguntado por vivianelli, 1 ano atrás

A inclusão de pessoas público alvo da educação especial (PAEE) em escolas regulares vem ganhando força há anos, de forma não gradativa e pouco estruturada. Em 1994, a Declaração de Salamanca, foi um marco na tomada de decisões importantes, nos âmbitos internacional e nacional, sobre o direito das pessoas PAEE à escolarização no ensino regular, indicando a transição do paradigma da integração para o paradigma da inclusão. Sobre os conceitos de Integração e Inclusão, pode-se afirmar que:

I. A integração pregava a preparação prévia dos alunos PAEE para que demonstrassem ter condições de acompanhar a turma no ensino regular, mediante apoio especializado paralelo, indicando que o aluno se adaptasse à escola e não o contrário.

II. A integração tem como base o modelo médico de deficiência, que centra o problema nos alunos PAEE e tira a responsabilidade da escola, a qual cabe somente educar os alunos que tem condições de acompanhar as atividades regulares.

III. No contexto educacional brasileiro, educação inclusiva se refere à escolarização de pessoas PAEE e, nesse caso, pode-se definir como um processo amplo de mudança do sistema escolar para propiciar um ensino de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas singularidades.

IV. Integração e Inclusão são sinônimos e se caracterizam pela matrícula de alunos PAEE em classe comum do ensino regular, ignorando suas necessidades específicas e sem fornecer ao professor e à escola o suporte necessário à ação pedagógica.

Assinale a alternativa correta.

Selecione uma alternativa:
a)
Apenas a afirmativa I está correta.

b)
Apenas a afirmativa IV está correta.

c)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

d)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

e)
As afirmativas I, II e III estão corretas.


luciana39362: qual a resposta correta
araujoisabelamanda: alternativa e correta ....as altenativas I II e III estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
1

A resposta correta é a letra C.

As assertivas II e IV são incorretas, isto porque, a inclusão deve ser trabalhada juntamente com os pais e a escola, além dos profissionais da saúde que realizam o acompanhamento desses alunos.

Portanto, existe uma integração entre os envolvidos para que esses alunos tenham um ensino de qualidade, independentemente de suas deficiências.

E por fim, a assertiva IV também é falsa, pois é preciso se atentar as necessidades específicas dos alunos, e com isso, deve-se ter uma atenção aos suportes necessários para o professor e a escola, para que assim possam atender esse aluno.

Abraços!

Respondido por fabianesantana2
0

"Tradição indígena faz pais tirarem a vida de crianças com deficiência física. A prática acontece em pelos menos 13 etnias indígenas do Brasil. Uma tradição comum antes mesmo de o homem branco chegar ao país.

Um assunto da maior importância: o direito à vida. Você acha certo matar crianças recém-nascidos por causa de alguma deficiência física? Pois saiba que isso acontece no Brasil e não é crime. A Constituição, nossa lei maior, assegura a grupos indígenas o direito à prática do infanticídio, o assassinato de bebês que nascem com algum problema grave de saúde.Para os índios, isso é um gesto de amor, uma forma de proteger o recém-nascido, mas tem gente que discorda. O infanticídio indígena é um ato sem testemunha. As mulheres vão sozinhas para a floresta. Lá, depois do parto, examinam a criança. Se ela tiver alguma deficiência, a mãe volta sozinha para a aldeia. A prática acontece em pelos menos 13 etnias indígenas do Brasil, principalmente nas tribos isoladas, como os suruwahas, ianomâmis e kamaiurás. Cada etnia tem uma crença que leva a mãe a matar o bebê recém-nascido".

Fonte: Disponível em: https://glo.bo/1wXJ4gg Acesso em: 1 de fev.de 2019.

A prática do infanticídio, presente ainda em algumas tribos indígenas no Brasil, revela conceitos acerca da deficiência. cuja prática já foi fortemente desenvolvida por várias civilizações. Acerca dos povos da Antiguidade, assinale a alternativa correta.

Selecione uma alternativa:

a)

Os egípcios abandonavam as crianças nascidas com deficiência no Rio Nilo, pois acreditavam que se tratava de castigo dos deuses.

b)

Os gregos cultuavam os corpos perfeitos e formavam guerreiros para expansão territorial. Contudo, preservavam a vida das crianças nascidas com deficiência com base nos ensinamentos morais que pregavam o respeito dessas pessoas.

c)

Em Esparta, toda pessoa com deficiência que fosse reconhecida por ser uma encarnação do mal era destinada à tortura e à fogueira.

d)

O maior número de registros artísticos sobre a vida da pessoa com deficiência em sociedade retrata a vida em Roma, no período em que foram criadas instituições especializadas no cuidado de pessoas com deficiência física.

e)

A queda do Império Romano e a ascensão da Igreja marcaram o fim da regra do extermínio das crianças nascidas com deficiência, substituindo essa prática pela caridade.

Perguntas interessantes