A incapacidade de um indivíduo alfabetizado de compreender textos simples, bem como de realizar operações matemáticas mais elaboradas é chamada de analfabetismo funcional. Embora o número de analfabetos tenha diminuído no Brasil nos últimos quinze anos, o analfabetismo funcional ainda é um fantasma que atinge até mesmo estudantes que frequentam o ensino superior, desfazendo o mito de que ele estaria intrinsecamente relacionado à baixa escolaridade.
Segundo Lois (2010, p. 18), "A constatação do analfabetismo funcional deve existir como uma alavanca para repensarmos nossa postura em sala de aula. O que posso proporcionar ao meu leitor, além de uma capacidade técnica de decodificar a língua escrita? Que tipo de professor eu sou diante dos aspectos socioculturais da leitura e da escrita? Penso na leitura como conteúdo escolar ou como único meio possível para se chegar a todos os conteúdos do mundo? Penso que a leitura resume-se à decodificação da escrita?".
É preciso compreender que uma pessoa alfabetizada é aquela capaz de dominar códigos. Já uma pessoa "letrada" é aquela capaz de usar os códigos em diferentes contextos. Portanto, letrar é: comparar, generalizar, prever, inferir e estabelecer relações.
Com essas questões em mente, pesquise sobre o analfabetismo funcional no Brasil e apresente um texto com exemplos que ilustrem essa situação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Segundo dados que dão base para a observação da UNESCO em relação ao analfabetismo notamos que ele tem como proposta o combate e a expansão da alfabetização que é de direito de todos os cidadãos.
Sobre os processos de alfabetização:
O alfabetizado de nível pleno consegue compreender não só uma leitura mais longa como possui entendimento de elementos comuns como gráficos e mapas.
Além disso, o analfabeto é aquele que não possui nenhuma dessas características, sendo diferente do analfabeto funcional que possui pelo menos entendimento básico sobre a leitura e escrita.
veracruzrodrigues196:
Esse era não o padrão de resposta esperado
A incapacidade de compreender textos simples demonstrada por uma pessoa alfabetizada é chamada de analfabetismo funcional. É possível (e muito frequente) encontrar analfabetos funcionais mesmo no ensino superior. Não raramente, professores relatam que se deparam com alunos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza.
Perguntas interessantes
Contabilidade,
5 meses atrás
Lógica,
5 meses atrás
Espanhol,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás