Português, perguntado por oliveirarihanny, 11 meses atrás

A Incapacidade de Ser Verdadeiro
“Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça: – Não há nada a fazer, Dona Colo. Este menino é mesmo um caso de poesia.” (Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de. A incapacidade de ser verdadeiro. Em: Poesia e prosa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1988.)
É possível afirmar que o conflito vivido por dona coló esta relacionado ao fato de que:
a) as mentiras de seu filho Paulo foram se tornando mais fantasticas com o passar do tempo.
b) embora seu filho Paulo tivesse fama de mentiroso, todos achavam louco, inclusive ela.
c) a fama de mentiroso tornava Paulo mais mentiroso ainda, a ponto de enganar a mãe.
d) ela não sabia se Paulo era mentiroso mesmo ou estava sofrendo de alguma doença conhecida pela medicina e) ela tinha medo de que as mentiras de Paulo a prejudicassem

Soluções para a tarefa

Respondido por malumm362
189
d) ela não sabia se Paulo era mentiroso mesmo ou estava sofrendo de alguma doença conhecida pela medicina.
Respondido por brendaisis
172

Letra a

Nota-se, por intermédio da leitura do texto, que Paulo foi considerado mentiroso em decorrência da imaginação muito fértil que tinha. A sua mãe portanto, estava preocupada com o seu excesso de imaginação, crendo que isso pudesse indicar uma espécie de loucura.

Entretanto, ao ser levada ao médico, a notícia de que se tratava na realidade de imaginação ao extremo foi enfim suficiente para solucionar a preocupação anterior.

Perguntas interessantes