“A incapacidade de estabilização da coluna vertebral causada pelo desequilíbrio entre a função dos músculos extensores e flexores do tronco é forte indício para o desenvolvimento de distúrbios da coluna lombar. A dor lombar acontece em consequência de um comprometimento da força ou resistência isométrica de músculos desse segmento”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACEDO, C.S.G. et al. Efeito do isostretching na resistência muscular de abdominais, glúteo máximo e extensores de tronco, incapacidade e dor em pacientes com lombalgia. Fisioterapia em movimento. Curitiba, v.23, n.1, 113 - 120, 2010, p. 114. Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Influência da estabilização segmentar core na dor e funcionalidade da coluna lombar, sobre os exercícios de estabilização segmentar da coluna lombar, é correto afirmar que:
A Influenciam diretamente no aumento da dor lombar, tendo em vista que forçam os músculos.
B Reduzem significativamente a dor lombar, fazendo com que o indivíduo não de praticar atividades físicas.
C Fortalecem a coluna e evitam a instabilidade segmentar core.
D Estimulam a força muscular funcional, a propriocepção e reforçam o sinergismo muscular local e global.
E Fazem com que o indivíduo utilize menos força muscular em atividades físicas.
Soluções para a tarefa
C Fortalecem a coluna e evitam a instabilidade segmentar core.
Os exercícios de estabilização segmentar são essenciais para os pacientes que apresentam quaisquer tipos de lombalgia, ou seja, dores crônicas na coluna, por conta do fortalecimento gradual da coluna.
Além disso, evitam a instabilidade segmentar do core muscular, resultando na recuperação muscular gradual, que alinhados a um estilo mais saudável com atividades físicas, é capaz de recuperar por completo o paciente.
Resposta: LETRA D
Explicação:D
Estimulam a força muscular funcional, a propriocepção e reforçam o sinergismo muscular local e global.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Dentre as formas de abordagem terapêutica para as instabilidades da coluna lombar, citam-se os exercícios de estabilização segmentar da coluna lombar. Eles estimulam a força muscular funcional, a propriocepção e reforçam o sinergismo muscular local e global, trabalhando os flexores e extensores do tronco, proporcionando uma maior resistência ao nosso organismo frente às adversidades da era contemporânea [...]" (texto-base, p. 149).