"A inadequada prescrição de medicamentos na clínica odontológica pediátrica deve-se, principalmente, ao escasso conhecimento dos cirurgiões-dentistas a respeito da farmacologia e da terapêutica. A falta de informação adequada do cirurgião-dentista acerca de indicação, formas de administração, posologia e efeitos adversos dos medicamentos em crianças pode, muitas vezes, excluí-las dos benefícios de certos fármacos que são reconhecidamente úteis em pacientes adultos." (Fonte: Prescrição medicamentosa em odontopediatria https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/94229/mod_resource. Arquivo PDF. Acesso em: 14 fev. 2018).
Leia com atenção as afirmativas a seguir :
I. Intervenções que provocam menor grau de traumatismo (exodontias de decíduos ou permanente, gengivectomias, ulotomia, ulectomia e raspagem corono-radicular, geralmente acompanhadas de dor de traumatismo de intensidade leve a moderada não devemos indicar: nenhuma medicação pré operatório e indicamos uma analgésico pós operatório.
II. Intervenção que envolva um maior grau de traumatismo tecidual (exodontia de dentes inclusos, como supranumerários, cirurgias periradiculares, cirurgias de anquilose algumas frenectomias), com expectativa de dor intensa, edema (inchaço) e limitação funcional devemos indicar: antiinflamatório pré-cirúrgico e analgésico pós-cirúrgico.
III. Quando tiver infecções localizadas devemos prescrever antibiótico para: pacientes com diabetes descompensada, pacientes imunossuprimidos (lúpus, utilização crônica de corticoide, etc…) e pacientes cardiopatas.
IV. Não deve usar antibiótico na odontopediatria em caso: de fístula, acessos localizados, sem sinais de disseminação, dor associada à pulpite, pericoronarite não complicada e cirurgias convencionais.
V. Devemos prescrever antibiótico na odontopediatria quando: abscessos periapicais agudos com sinais locais de disseminação do processo infeccioso (linfadenite, celulite, trismo), ou sinais e sintomas de ordem sistêmica (febre, taquicardia, falta de apetite, mal estar geral), profilaticamente, em casos selecionados (endocardite bacteriana, HIV com imunodeficiência, etc…), traumatismo com grande possibilidade de contaminação infecciosa e antes de cirurgias que envolvam peças protéticas (implantes, por exemplo).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Explicação:
Respondido por
6
Resposta:
as afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas..
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Música,
10 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás