"A imprensa torna-se o mecanismo de divulgação das idéias e, por meio da publicação de livros, constrói um clima de liberdade para o debate. As publicações envolvem tanto as obras novas como as antigas e abrem espaço para o aumento das traduções que vão requerer um conhecimento não só do latim, mas também do grego e do hebraico. As publicações nas línguas locais se ampliam facilitando o acesso à informação. A ciência se seculariza. (RODRIGUES, A.E.; FALCON, F. "A formação do mundo moderno". Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.)Com base no texto, é correto afirmar: *
a) Uma vez registrada e pública, a cultura escrita dominou toda a Europa medieval.
b) O latim era a linguagem da cultura cristã, o grego da clássica e o hebraico da bíblica.
c) A imprensa foi fundamental para o domínio cristão empreendido além-mar.
d) A informação excessiva cindiu a cultura moderna em vários sistemas de pensamento.
e) A divulgação dos saberes foi incrementada e acelerada mediante a publicação de livros.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a letra e) A divulgação dos saberes foi incrementada e acelerada mediante a publicação de livros.
Explicação:
A invenção da imprensa tornou a publicação de livros e disseminação de ideias mais popular, agora sem ser monopolizado pela Igreja Católica. Por isso, vários ideiais puderam se espalhar, como por exemplo o iluminismo (alternativa E).
A revolução da imprensa
Antes da invenção da imprensa, os livros eram copiados somente por monges copistas, que faziam traduções e transcreviam cópias de livros. Por isso, eram de difícil acesso e somente para a elite. Porém, com a invenção da imprensa, a cópia dos livros foi muito facilitada, por isso eles acabaram se tornando mais populares, sendo uma forma de disseminar ideias para diversas classes sociais.
Leia mais sobre a invenção da imprensa em:
https://brainly.com.br/tarefa/5378677