"A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. [...] Para a escola, como espaço institucional de acesso ao conhecimento, a necessidade de atender a essa demanda, implica uma revisão substantiva das práticas de ensino que tratam a língua como algo sem vida e os textos como conjunto de regras a serem aprendidas, bem como a constituição de práticas que possibilitem ao aluno aprender linguagem a partir da diversidade de textos que circulam socialmente. "
(BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa - 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 25.)
Pensando a respeito do histórico da prática em questão, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o contexto relacionado ao fragmento:
Selecione uma alternativa:
a)
A construção do ensino de língua portuguesa descrito no texto apresentado refere-se ao período colonial, cujo objetivo dos professores de língua portuguesa eram extinguir as línguas indígenas que, na época, eram predominantes.
b)
O contexto de ensino de língua materna destacado, relaciona-se com os anos 1950, cujo objetivo da educação linguística era uma prática docente pautada no ensino gramatical, uma vez que o público escolar – restrito e pertencente à elite – dominava os padrões formais da língua.
c)
A descrição refere-se ao período pós anos 1980 que necessitava de reformulações na prática escolar, considerando dois motivos: a heterogeneidade linguística dos alunos que se distanciava da língua ensinada e, também, por considerar novas teorias e concepções de linguagem.
d)
O período destacado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais é o início do século XX, no qual o ensino de língua portuguesa era marcado pelo ensino interacionista, ou seja, considerava o texto como principal objeto de ensino e, ainda, permitia o alinhamento entre teoria e prática social.
e)
O processo de ensino-aprendizagem destacado evidencia o período pós independência do Brasil, no qual, a educação era destaque para o comércio e para a catequese dos nativos e africanos que, por sua vez, não dominavam a língua portuguesa – instaurada pelos colonizadores.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra C: A descrição refere-se ao período pós anos 1980 que necessitava de reformulações na prática escolar, considerando dois motivos: a heterogeneidade linguística dos alunos que se distanciava da língua ensinada e, também, por considerar novas teorias e concepções de linguagem.
O trecho citado é uma reflexão sobre como a linguagem estava sendo usada naquele momento, no período depois dos anos 1980.
Trata-se assim de um período em que os alunos estavam se distanciando da língua ensinada como pode ser visto no texto integral quando é abordado que boa parte dos alunos não alcançavam bons índices de leitura e escrita.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram criados nos anos 2000, que consiste em uma série de documentos que fazem parte da grade curricular de uma escola.
Destaca-se que cada escola tem sua particularidade. Por isso que o Projeto Político Pedagógico deve ser adaptado. Não existe uma fórmula geral, cada um apresenta uma necessidade de acordo com a região que está inserida.
Leia mais sobre educação em https://brainly.com.br/tarefa/24995646
Abraços!