Biologia, perguntado por almirgomes, 1 ano atrás

a importancia dos ossos longo na produção de sangue

Soluções para a tarefa

Respondido por bebyy
3
Mais conhecida como tutano, a medula óssea é um tecido gelatinoso que se localiza dentro dos ossos chatos do organismo cuja função é produzir plaquetas, glóbulos vermelhos (hemácias) e glóbulos brancos (leucócitos). Esses possuem importantíssimos papéis no organismo, por isso é imprescindível sua existência em perfeitas condições.

As plaquetas são as células que atuam na coagulação do sangue impedindo sua perda excessiva. As hemácias são as células que fazem o transporte do oxigênio para todo o corpo e ainda retira do pulmão o dióxido de carbono para ser eliminado do organismo. Os leucócitos são as células responsáveis pelo sistema imunológico do organismo que reage a qualquer corpo estranho dentro desse. Devido à importância dessas células para o organismo, a medula óssea trabalha incessantemente na produção de tais células já que possuem vida curta e necessitam de reposição.

Para a produção de novas células sanguíneas a medula óssea necessita de algumas substâncias como ferro, vitamina B12 e carboidratos, bem como os restos das células velhas e/ou mortas. Existem fatores que prejudicam e impedem o bom funcionamento da medula óssea como doenças e substâncias químicas tóxicas. Nesse caso, o organismo sofre inúmeras alterações provocadas pela baixa produção das células sanguíneas
Perguntas interessantes