[...] A importância dos muçulmanos foi tão grande que influenciou na forma como essa revolta foi chamada. A palavra malês é oriunda de imalê, expressão que no idioma Iorubá significa muçulmano.
A revolta contou com a participação de 600 africanos escravizados, e os líderes dela combinaram para que ela acontecesse no final do Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos. A revolta ficou marcada exatamente para o dia de Lailat al-Qadr, a festa da Noite da Glória – momento em que o Corão foi revelado para Muhammad (Maomé), o profeta do islamismo.
Os participantes da Revolta dos Malês eram todos africanos, e existem evidências que apontam que, se vitoriosos, os rebeldes pretendiam voltar-se contra toda a população nascida no Brasil. Os envolvidos também eram majoritariamente escravos urbanos, e pouquíssimos escravos da lavoura participaram dessa revolta. Os poucos escravos da lavoura que participaram eram do Recôncavo Baiano (arredores de Salvador). [...]
Com base nesse texto, a Revolta dos Malês representou a
A) implantação da religião muçulmana a favor do Estado laico.
B) religião como instrumento de luta pela liberdade jurídica.
C) reprodução do escravismo de acordo com as lógicas do Corão.
D) utilização do Islamismo para obter ganhos econômicos.
Soluções para a tarefa
Resposta: ( A ) Implantação da religião muçulmana a favor do Estado laico.
Explicação: No Titulo/inicio do texto já diz alias o resto do texto apenas retrata sobre os muçulmanos é a única que faz sentido
Baseado no texto que foi apresentado no enunciado, a alternativa correta sobre o que representou a Revolta dos Malês é a letra A) implantação da religião muçulmana a favor do Estado laico.
A seguir, analisaremos um breve resumo da Revolta dos Malês:
- Ano/Local: 1835 / Província da Bahia
- Causas: desigualdade social;
- Líderes: Pacífico Licutã, Manuel Calafate e Luis Sanim;
- Como terminou: objetivo não alcançado, com muita repressão e a prisão dos responsáveis.
A Revolta dos Malês foi uma contestação do regime escravocrata, onde os revoltosos reivindicavam por direitos iguais no que diz respeito à educação e ao trabalho. A partir da revolta, originaram-se leis que marcam a vida da população negra até os dias de hoje.
O movimento foi organizado principalmente pelos escravos islâmicos, os chamados malês. A religião muçulmana, como indica o texto presente no enunciado da questão, se fez presente como forma de defender a existência de um Estado laico.
Leia mais sobre a revolta em:
https://brainly.com.br/tarefa/6918017