A importância do Tâmisa para a Europa
Soluções para a tarefa
O Tâmisa é o principal rio da Inglaterra desde a época dos romanos antigos. Comparado aos grandes rios do mundo, ele não é grande nem caudaloso. Sua importância vem da grande civilização que surgiu em suas margens.
O Tâmisa nasce nos montes Costwolds, no centro da Inglaterra. De lá, serpenteia cerca de 338 quilômetros de oeste para leste. Depois de passar pela cidade de Oxford, ele corre pelos campos até chegar à cidade de Londres. Entre os muito marcos ao longo do Tamisa estão o Parlamento, a Catedral de São Paulo, a Torre de Londres e o Domo do Milênio, em Londres. O Tâmisa deságua no mar do Norte.
O vale do Tâmisa é habitado há milhares de anos. Antes que ferrovias e estradas boas fossem construídas, o rio era a principal rota de comércio na região. Ao longo do tempo, muitas indústrias se instalaram em suas margens.
Por volta de 1858, o Tâmisa era tão poluído que sessões do Parlamento às vezes tinham que ser supensas devido ao mau cheiro. Foram necessários muitos anos para recuperar o rio. Construíram-se estações de tratamento do esgoto nas cidades que antes jogavam seus dejetos diretamente nas águas do Tâmisa. Hoje, mais de cem espécies de peixes podem ser encontradas no rio.