a importância do regime de competência na demonstração do resultado do exercício, e seus efeitos ou consequências do não cumprimento do regime de competência na contabilidade.
Soluções para a tarefa
Dentro da contabilidade existem dois regimes, que são os de caixa e competência, ambos são importantes para a empresa, o regime de caixa é utilizado internamente para que a empresa possua dados sobre sua liquidez, já o regime de competência é o aplicado para satisfazer as necessidades do fisco.
O fato é que ambos os regimes possuem vantagens e desvantagens, porém é obrigatório utilizar-se dentro da contabilidade o regime de competência, o regime de caixa é facultativo.
Na competência as receitas e despesas devem ser atribuídas ao período ao qual as mesma incorreram, respeitando assim a existência do fato gerador.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Resposta:
a) Importância do regime de competência na demonstração do resultado do exercício
Regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, na prática, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem, é realizado no período da despesa realizada. Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.
É importante para as segurança financeira da empresa, é um método que organiza as finanças e prevê o futuro financeiro, proporcionando importantes informações futuras e passadas para pagamento de despesas, Isso traz uma organização para empresa para pagamentos e gastos futuros.
Também é um modelo oficial da legislação brasileira para declaração de imposto de renda, é capaz de organizar as finanças de empresas de qualquer porte e é utilizado para prever o futuro financeiro da empresa.
b) Seus efeitos ou consequências do não cumprimento do regime de competência na contabilidade.
Ainda que gestores tenham a agenda cheia e com o tempo escasso, a gestão financeira e fiscal precisa ser levada a sério, uma vez que são áreas de grande importância em qualquer empresa.
Os efeitos financeiros das transações e eventos são reconhecidos nos períodos nos quais ocorrem, independentemente de terem sido recebidos ou pagos. Uma das consequência do não cumprimento pode atrapalhar e a levar a empresa e falir e vai de desacordo com a legislação e pode ocorrer multas da receita pelo não comprimento dentro do período vigente.