Biologia, perguntado por marcello45687, 1 ano atrás

a importância do manguezal para a vida marinha

Soluções para a tarefa

Respondido por leudymaralvespalgfh
6
Depois dos recifes de corais, considerado o mais rico ecossistema marinho, vem o manguezal. Eles são importantes não só para a vida marinha e a a qualidade da água do mar. Um sem-número de outros organismos dependem dele para seu ciclo de vida. O mangue, ou suas copas, sequestram dióxido de carbono, CO2, da atmosfera amenizando o efeito estufa, e ainda são ‘barreiras naturais’ contra a erosão.

São três tipos: o Mangue-branco (Laguncularia racemosa); o Mangue-vermelho (Rhizophora mangue); e o Mangue siriúba (Avicena schaueriana). Trata-se de um ecossistema de zonas tropicais e sub-tropicais. Eles são formados em água salobra, resultado do encontro da água do mar com a de rios. É uma vegetação pneumatófora, isto é, que respira através das raízes aéreas que ficam acima das águas.

Os mangues são habitar de ostras, cavalos- marinhos, quelônios, peixes-boi, alguns tipos de tubarões, moluscos, crustáceos, aves marinhas, mamíferos, répteis, anfíbios e muitos tipos de peixes. Eles protegem a linha da costa contra a erosão e fenômenos como as ressacas e até mesmo tsunamis. O manguezal filtra a água do mar melhorando sua condição. Suas raízes aéreas retêm nutrientes o que os tornam um berçário importantíssimo.
Respondido por andressatataaerton
14

Para a manutenção da vida marinha, pois esse bioma abriga uma grande biodiversidade e consiste em um berçário natural para várias espécies marinhas, onde peixes, moluscos e crustáceos se reproduzem e se alimentam.

Perguntas interessantes