Pedagogia, perguntado por nagugrapanka, 1 ano atrás

a importancia do curriculo na educacao infantil?

Soluções para a tarefa

Respondido por 246duda246
4


Ressalta-se que no ambiente escolar apesar de existirem pessoas que exercem diferentes cargos, somente quem tem a vivência em sala de aula que é capaz de analisar, argumentar a aplicar de forma coerente as reais necessidades de um currículo. 
O exercício de planejar, é considerado como um processo complexo que abrange diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno.

Na realidade, o objetivo de um currículo bem planejado é no sentido de que decida a melhor oferta cultural que o sistema educacional possa apresentar aos alunos priorizando as necessidades existentes. 
Alguns países como a Espanha, adotaram uma proposta curricular mista, no qual foi estabelecido um currículo obrigatório, mas maleável no que se refere a diferentes contextos e situações.

 O ideal é que as experiências vividas na sala de aula , contribuam para a geração de um processo permanente de revisão das programações dos ciclos da Educação Infantil e do projeto curricular.Mediante a apresentação deste projeto curricular voltado para a Educação Infantil seria elaborado propostas pelos professores que neste caso se tornam responsáveis pelas programações curriculares.Recomenda-se que esta programação curricular apresente os seguintes requisitos : Previsão; Operacionalidade; Flexibilidade; Objetividade e finalizando, Realismo.




246duda246: espero ter te ajudado
Respondido por alexiafv
0

Resposta:

Os argumentos que você pode usar para explicar a importância de montar um currículo na educação infantil são:

Na atualidade, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica em que se inicia o processo de escolarização com crianças, seja na creche ou na pré-escola, que irão desenvolver suas primeiras habilidades e aprendizagens a partir dos campos de experiências utilizados pelos professores em suas práticas cotidianas.

Nesta fase, a escola, complementa a ação educacional dos pais, sobretudo no que diz respeito às turmas de berçário. A Educação Infantil, embora um dos eixos estruturantes do cuidar e do educar, deverá ter uma organização clara e específica de seus objetivos de aprendizagem, sempre valendo-se das interações e brincadeiras para atingir esses objetivos.  

A Base Nacional Comum Curricular coloca para a Educação Infantil os seguintes direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Direitos que serão atendidos a partir das atividades curriculares propostas na escola dentro dos seguintes campos de experiência:  o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.  

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem trabalhados com os alunos da Educação Infantil são organizados a partir de três grupos etários: bebês (zero a 1 ano e 6 meses), crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (4 a 5 anos e 11 meses), o que respeita as possibilidades de aprendizagem de cada fase da infância. Dessa forma, a BNCC entende que uma educação infantil bem organizada em todos os aspectos, inclusive no curricular, irá preparar seus alunos para serem bem-sucedidos nas etapas posteriores da educação.

Perguntas interessantes