A IMPORTÂNCIA DE FALAR E ESCREVER BEM NO TRABALHO.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste. No mundo cerca de 230 milhões de pessoas falam a Língua Portuguesa, em cada região onde o idioma foi adotado, as particularidades culturais interferiram na pronúncia da língua.
O português é a quinta língua mais falada no mundo, ficando atrás apenas do inglês, do chinês, do russo e do castelhano. Na América, nós brasileiros somos os únicos a falar o idioma, que é o segundo mais pronunciado no continente, perdendo em números apenas para o espanhol. Devido ao processo colonizador, todos os nossos vizinhos adotaram o idioma da metrópole espanhola.
Essa diversidade é percebida na pronúncia e na gramática, para facilitar a comunicação e os acordos entre as nações de língua portuguesa, foi criado um Novo Acordo Ortográfico que buscou unificar a grafia das palavras e assim preservar a unidade linguística.
12 CURSOS PARA QUEM AMA LER E ESCREVER.
Se você é uma daquelas pessoas que não consegue passar um dia sem ler ou mesmo escrever, provavelmente, você deve escolher cursos da área de humanas. Isso porque muitos deles contemplam essas atividades.
No entanto, não devemos esquecer que muitas profissões da área de biológicas também apresentam uma grande carga de leitura, por exemplo, Pedagogia, Medicina, Biologia, Veterinária, etc.
As demais profissões também exigem que o profissional seja apto, qualificado e domine a Língua Portuguesa, pois quem escreve errado perde oportunidades de trabalho, por isso é necessário ler e escrever corretamente usando a Norma Culta da Língua.
O uso do idioma é seu cartão de visita. Devemos entender que nossos relatórios e-mails, textos e nossas palestras vão nos marcar, seja de forma positiva ou negativa.
Quem está presenciando uma palestra percebe quando ouve um erro no falar, ou pior, quando vê um erro de escrita em um slide de apresentação. Na verdade, não só percebe, mas também em muitos casos irá criticar a pessoa na primeira oportunidade.
“Além de impactar no entendimento de uma ordem, no fechamento de um contrato ou no entendimento de um relatório, o uso incorreto da língua traz prejuízos para a imagem da organização. Quem lê algo escrito errado imagina que a empresa é descuidada com a sua comunicação, e descuida também ao permitir que alguém que escreva errado seja contratado. ”
(Fonte: Gabriel H. B. Behrens. Morador de Salvador, Bahia. Tem 24 anos e é Técnico Segurança do Trabalho desde 2008.)
CONSIDERAÇÕES:
• Conhecer a história da nossa língua mãe é necessário para compreendermos os nossos dialetos;
• A preocupação com a leitura e a escrita nos faz um profissional ainda mais qualificado;
• Além dos cursos de graduação apresentados, sabemos que dominar a língua portuguesa nos coloca numa situação confortável e de vanguarda;
• É importante ler e escrever bem em todas as profissões e para a vida em sociedade.
PROPOSTA DA ATIVIDADE:
Diante do contexto apresentado acima, construa um parágrafo, respondendo os seguintes questionamentos:
Leia:
“Quem lê algo escrito errado imagina que a empresa é descuidada com a sua comunicação, e descuida também ao permitir que alguém que escreva errado seja contratado. ”
• Você concorda com o exposto acima? Dê sua opinião.
• Qual a importância de expressar-se bem tanto na fala como na escrita no que se refere à sua profissão?
• O que é necessário para que o Ensino da Língua Portuguesa seja eficiente e os alunos possam aprender de forma efetiva e ao mesmo possa refletir no dia a dia em sua vida na sociedade e em seu trabalho?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
skvisvsisvsishysgsisvs
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás