Filosofia, perguntado por joicecunha1000, 6 meses atrás

A importancia das ciencias n aelaboraçao da teoria heliocentrico?

Soluções para a tarefa

Respondido por CarlosItachi
3

Resposta:

Na história ocidental, o heliocentrismo é uma importante doutrina que impactou a forma de pensar sobre o lugar da humanidade no universo. Assim, ela fez oposição com as ideias também da Igreja Católica no século XVI. Entenda mais sobre o assunto a seguir.

O que é o heliocentrismo

O heliocentrismo é a doutrina que afirma que o Sol (Helios, em grego) é o centro do cosmos. Em geral, ela é colocada em oposição ao geocentrismo, que afirma que a Terra é quem ocuparia a centralidade.

As posições dos planetas e do Sol sempre foram uma temática controversa na história ocidental. Na historiografia, há o registro de que Aristarco de Samos, entre os anos 310 a 250 a.C., havia formulado um modelo heliocêntrico.

Séculos depois, Hipátia de Alexandria, entre 360 a 415 anos d.C., retomou as ideias de Aristarco. Curiosamente, ela é a primeira mulher dedicada à filosofia ocidental registrada na história. No entanto, acabou sendo assassinada por cristãos em conflitos políticos.

Assim, o heliocentrismo causou um maior impacto apenas no século XVI com Nicolau Copérnico e seu modelo com planetas orbitando ao redor do Sol. Na época, a Santa Inquisição vigorava, e o dogma da Igreja Católica aceitava apenas o modelo geocêntrico – ou seja, a Terra como o centro do universo.

Espero ter ajudado ✌️


joicecunha1000: Obrigada
Perguntas interessantes