A importância da logística para a competitividade das empresas
Resenha no mínimo 30 linhas
Urgente, alguém poderia me ajudar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Pode-se observar que no meio empresarial a expressão logística ganha mais entonação e relevância nas conversas diárias. Alguns fatores elucidam essa tendência. Em primeiro lugar, a preocupação com os custos organizacionais e/ou industriais. Em segundo lugar, é premente a competição pelo mercado, posicionamento frente aos consumidores, necessidade de garantir prazos de distribuição e oferecimento de um nível satisfatório de serviço. Em terceiro lugar, a preocupação com a absorção das crescentes oportunidades de operações econômicas no mercado internacional. Em último lugar - não menos importante -, os fatores como personalização e diversificação de produtos, tecnologias, exportações e investimentos em P&D. Todos estes fatores corroboram para o desenvolvimento de estratégias que poderão promover a modernização e a eficiência das operações de logística nas empresas brasileiras.
Para que haja crescimento e entendimento em função das mudanças de mercado e das operações logísticas, é importante que o profissional da área busque o seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Sempre que possível, participando de congressos, fóruns, cursos, treinamentos e benchmarking no que tange a práticas e aplicações diversas na área de logística. A relevância que se tem atribuído à área de logística faz com que as empresas invistam cada vez mais em CDs (centros de distribuição), edificações e/ou readequações de layouts, equipamentos de movimentação, operação, armazenagem, softwares de gestão, roteirização e consultoria especializada. Todos esses investimentos imprimem o objetivo de se tornarem empresas cada vez mais competitivas e com uma performance de custo baixa. A mesma relevância torna-se trivial no cerne de garantir a disponibilidade de produtos e materiais nos mercados e pontos de consumo com a máxima eficiência, rapidez e qualidade.
As ações e decisões dos gestores de logística e de suas respectivas organizações devem ser de forma deliberada e planejada. Deve haver planejamento de toda a cadeia logística e conhecimento dos gaps de atendimento do mercado, com o intento de evitar problemas nesses quatro grandes processos/fluxos:
- Níveis de serviços aos clientes;
- Localização das instalações;
- Decisões sobre estoques;
- Decisões sobre transporte
Para que efetivamente a logística seja um fator de competitividade, é necessário engendrar esforços no desenvolvimento dos profissionais da área e, concomitantemente, adotar um planejamento de longo prazo no que tange ao crescimento de mercado e do seu respectivo atendimento por meio da logística.