Português, perguntado por rosycoqueiro, 10 meses atrás

A importância da educação tecnológica no combate às fake news”.
30 linha

Soluções para a tarefa

Respondido por dolphlundgren
1

Não há segredos de que a internet trouxe facilidade e rapidez aos usuários do mundo inteiro em fazer compartilhamento de vídeos, imagens, áudios, documentos, notícias, enfim, trouxe efetiva proximidade de interação social entre as pessoas no mundo virtual.

No entanto, da mesma forma que há infinidade de benefícios, também há dentro deste cenário uma grande preocupação que vem sendo diariamente discutida, é a chamada Fake News.

Fazendo uma tradução da expressão, Fake News significa “notícia falsa”. Esse é um grande problema que vem atormentado, tendo em vista a ampla influência que isso pode causar, induzindo milhares de pessoas em erro considerando a rapidez com que essas falsas notícias podem ser compartilhadas.

Todos já se depararam e por vezes ficaram em dúvidas sobre determinadas notícias compartilhadas via whats, face, insta e etc.

Mas, existe um meio que seria mais eficaz para o combate a Fake News, é a denominada Educação Digital. Conforme os ensinamentos do professor Marcelo Crespo, especialista em Direito Digital:

“Educação digital é conscientização e treinamento das pessoas para o uso das tecnologias, permitindo-lhes atuação correta, ética, livre de riscos ou com estes minimizados, de modo a não incorrerem especialmente em práticas danosas e com conseqüências jurídicas não desejadas”.

Neste contexto, ainda ressalta a importância de se fazer a educação digital, senão vejamos:

"Educar digitalmente não pode se resumir a ensinar o uso, na prática, da tecnologia, como o envio de uma mensagem de texto pelo aparelho celular ou de se fazer uma vídeo-chamada entre computadores. É preparar as pessoas para que possam diante da fluência de informações e da enxurrada de novos aparelhos eletrônicos, atuar adequadamente, permeados pela ética e pelas normas jurídicas".

Para isso, há algumas dicas que são importantes de serem observadas, para detectar e evitar o compartilhamento de Fake News, senão vejamos;

Observar a gramática: normalmente contém erros;

Informações absurdas ou extremamente benéficas: é importante observar se o que está descrito é bom ou ruim demais;

"A primeira coisa que eu indico é a verificação de fontes. Depois eu digo que é importante compartilhar somente o que você leu e entendeu"

Verificar no corpo do texto links estranhos: observar se determinado texto contém algum link que redireciona o usuário para outro site. Aqui o cuidado deve ser redobrado, pois o link pode estar com vírus;

Pedido enfático de compartilhamento; ao final das mensagens é comum ter o pedido para compartilhar como por exemplo - "repasse essa mensagem urgente"

Em ano eleitoral, a checagem de dados deve ser ainda maior. "Vocês precisam ter muito cuidado e um olhar suspeito. Quando olharem alguma coisa que pareça loucura, chequem em outros sites

Portanto, é puro e cristalino que a Educação Digital é o meio mais eficiente de combater a potencialização de Fake News, além de outras práticas abusivas no uso da internet. Desta forma, a internet passa a ser um ambiente muito mais saudável.

Perguntas interessantes