A importância da educação para o desenvolvimento do conhecimento e da cultura pode ser observada em diversas sociedades por meio de suas políticas e teorias sobre educação, assim como as formas de implementação de leis e normas desses processos. No Brasil, um exemplo disso é o tratamento dado à educação indígena, existindo uma legislação específica para as escolas indígenas em relação às demais escolas de educação básica.
Santos (1975) apresenta uma síntese sobre educação tribal que pode contribuir para o seu desafio:
"[...]a educação, como um processo, deve ser pensada como a maneira pela qual os membros de uma dada sociedade socializam as novas gerações, objetivando a continuidade dos valores e instituições consideradas fundamentais. As sociedades tribais possuem maneiras específicas de socializar seus membros jovens, dentro dos padrões da cultura tradicional [...] Não há, assim, escolarização formal entre os indígenas, em termos das culturas tradicionais". (Santos, 1975, p. 53-54)
A citação propõe uma problematização da relação entre o ensinar, o aprender e a produção do conhecimento. Assim, considerando esses aspectos, imagine que você está realizando uma pesquisa em uma tribo sobre a educação das crianças e dos jovens indígenas. Ao final de sua pesquisa, deverá apresentar um relatório descrevendo as formas de socialização e transmissão do conhecimento entre as gerações. Informe aqui, o que constaria em seu relatório.
Soluções para a tarefa
A obtenção do conhecimento bem como a transmissão do mesmo num contexto cultural presente em tribos indígenas certamente é diferenciado da obtenção da educação em um centro urbano.
A educação indígena está relacionada essencialmente a fatores culturais, relacionados ao conhecimento empírico, das estações, dos rituais, das crenças. Trata-se assim de uma cultura que transmite conhecimentos de geraçoes para gerações.
Resposta:
Exemplo: Durante a pesquisa na tribo indígena na cidade de Viamão/RS, foi possível observar a importância do respeito e das tradições entre integrantes da tribo, principalmente entre os mais idosos. Atualmente, existe uma escola municipal no interior da tribo onde são ministradas aulas de português, matemática e também da linguá tupi-guarani. As aulas ocorrem pela manhã e envolvem crianças, professores municipais e também professores indígenas. Os indígenas acolheram a escola municipal, pois entendem que é necessário conhecer e aprender o que se aprende nas demais escolas, mas, ainda assim, priorizam as atividades e ritos de sua cultura, bem como suas formas de ensinar e aprender.,
Explicação:
A resposta da pesquisa deverá representar as formas de relacionamento entre os integrantes da tribo, observando o papel de cada integrante para a vida na comunidade. Dar atenção aos conhecimentos necessários para a vida na tribo e como tais conhecimentos são passados de geração e geração.