A IMPORT NCIA DA POLÍTICA
É muito comum hoje em dia ouvirmos alguém dizer: “não gosto de política”, “prefiro não me envolver com política”, “todos os políticos são ladrões”, “sempre que um político aparece na televisão eu desligo”, horário eleitoral é um saco” ou “ política envolve corrupção e desvio de verba”. Daí nos perguntamos se política realmente é importante e se nós temos alguma coisa a ver com ela.
Cada vez mais pessoas usam de ações violentas como forma de resolver conflitos, assim, é muito importante que tenhamos a capacidade de dialogar uns com os outros e de fazermos políticas públicas que possam resolvê-los de forma justa e pacífica, além de encontrar soluções para os problemas da sociedade.
Temos que ter em mente que só através da política é que resolveremos os problemas da nossa sociedade, assim, por mais que não gostemos dela, precisamos dela. Não é difícil isso, pois nós, seres humanos, entre outras coisas, nos distinguimos dos demais animais devido a nossa capacidade de formarmos comunidades de ajuda mútua e de resolvemos conflitos pacificamente. Um exemplo são as associações de moradores que visam decidir melhorias no bairro ou os grêmios escolares que decidem sobre as atividades da escola.
Como podemos ver, a política não se resume aos partidos ou aos profissionais políticos, é algo de todos nós.
O voto é a arma do cidadão para a busca de soluções de suas carências. Contudo, no Brasil, em particular, há vícios que corrompem uma certa parcela do eleitorado, que liga seu voto a concessões mesquinhas, como aquisição de bens e serviços diretos, e não à comunidade como um todo. Isso leva à criação de "currais" eleitorais, onde um líder político usa sua influência local para pressionar a população a votar em candidatos que defendam seus interesses após eleito. Como compensação, oferece ao povo produtos para sua sobrevivência, aproveitando-se da brutal desigualdade social que assola o país. Também há os que usam da fé para se promoverem, oferecendo vantagens para as igrejas, como isenção nos impostos ou leis que estejam de acordo com o que pregam, em troca de votos dos fiéis que não observam que se trata de um mal político.
Em um país tão desigual como o Brasil a concentração de renda beneficia as elites corruptas que não têm interesse em difundir a cidadania, preferindo passar a imagem do político paternalista e dono dos destinos da população, contrariando a visão desejável, do político como funcionário público, intermediador dos cidadãos junto aos poderes constituídos. Daí surgem as figuras de líderes políticos que se apresentam como messias, os salvadores do povo e defensores dos valores tradicionais. Tudo para arrebanhar votos e buscar manter a sociedade na desigualdade a fim de beneficiar a elite.
QUESTÕES
1 – Por qual razão sermos “animais políticos” nos difere dos demais animais?
2 – Como a falta de conscientização política da população brasileira contribui para a desigualdade social?
3 – Qual o interesse que há de as pessoas ricas passarem a ideia para o povo de que política e políticos não prestam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A partir dessa tendência natural do homem para a vida em comunidade, Aristóteles afirma que o homem é um animal político porque possui em si uma inclinação natural para a vida em comunidade, ou seja, essa animalidade política é natural a ele, pertence a sua natureza.
2- O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e essa vergonhosa posição coloca milhões de pessoas em situação de pobreza e fome. É mais do que urgente enfrentarmos as desigualdades no país, sejam elas econômicas, de raça ou de gênero.
Os problemas sociais no Brasil são as causas desse subdesenvolvimento em questão.
3- Não acho que há muitos políticos representando empresários, ao contrário, acho até que tem muito mais gente representando os trabalhadores”, disse o ex-presidente da Câmara a GALILEU. Nas eleições de 2014, Cunha recebeu R$ 6.832.480 de doações de empresas como os bancos Safra e Pactual, Bradesco Vida e Previdência e até a Coca-Cola. Logo tratou de recuperar os investimentos milionários, com medidas como a regulamentação da terceirização, que interessa a todas as grandes empresas.
Espero ter ajudado!
Ps: Se puder ponha-me como melhor resposta por favor.^^
1 - Mesmo que como eleitorado vivamos em "currais eleitorais", ainda assim somos animais racionais.
2 - A neutralidade das pessoas e falta de posicionamento politico faz com que sejamos governados por aproveitadores e politicos que agem em beneficio proprio.
3 - Como a falta de participação popular na política brasileira fica mais facil controlar o eleitorado usando a desigualdade como ponto de apoio e assim se perpetuarem no poder.
Explicação: