A implosão da Primeira República concretizou-se de fato durante a eleição de 1930. Nessa eleição, a oligarquia mineira rompeu abertamente com a oligarquia paulista porque o presidente Washington Luís recusou-se a indicar um candidato mineiro para concorrer ao cargo. A indicação para presidente foi do paulista Júlio Prestes.
O acontecimento descrito no texto foi responsável por
a) proibir a participação de Getúlio na disputa política pela presidência.
b) desfazer o sistema político vigente e dar espaço para o comunismo.
c) abrir espaço para que Vargas assumisse um governo provisório.
d) garantir que o próximo presidente brasileiro seria mineiro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) abrir espaço para que Vargas assumisse um governo provisório.
Explicação:
A chegada de Getúlio Vargas ao poder se deu por meio da Revolução de 30, que pôs fim ao domínio político das elites paulista e mineira. Durante anos, esses dois estados dominaram a política brasileira, através de um sistema de alternância de poder na Presidência da República (República do café com leite).
Resposta:
Alternativa C = abrir espaço para que Vargas assumisse um governo provisório.
Explicação:
A indicação de Júlio Prestes rompia com a alternância de poderes entre Minas e São Paulo, por isso Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba não deram suporte a Prestes. Essa aliança foi responsável por retirar o então presidente Washington Luís do poder e, com isso, Getúlio Vargas tornou-se chefe do Governo Provisório com amplos poderes, revogando a constituição de 1891 e governando por decretos. Da mesma forma, nomeou seus aliados para interventores das províncias brasileiras.