“A implantação do Mercosul obedeceria a diversas etapas. Inicialmente, seria estabelecida uma zona de livre comércio, depois, uma união aduaneira e, finalmente, o mercado comum, com ampla integração. A partir de 10-1-1995 o Mercosul tornou-se uma união aduaneira. Reuniões importantes para a consolidação do Mercosul ocorreram posteriormente, destacando-se a de Colônia (Uruguai), em janeiro de 1994, e a de Ouro Preto (Brasil), em dezembro de 1994”. MAIA, J. M. Economia internacional e comércio exterior. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2020.bp. 399. A partir do excerto apresentado, nota-se que o Mercosul iniciou-se a partir de uma primeira etapa para a formação do bloco, com a finalidade de fortalecimento dessa relação no decorrer do tempo. Neste contexto, tem-se a seguinte questão: Como decorreu a formação do Mercosul, com suas especificidades e as principais vantagens e desvantagens dessa forma de integração?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Mercosul surgiu como uma resposta a problemas econômicos que ocorriam no Brasil e na Argentina. Segundo (SERAPIÃO JUNIOR; MAGNOLI, 2006, p. 237), “A criação do bloco comercial representou a faceta externa das reformas internas de liberalização e abertura das economias dos dois países”. O Mercosul tinha como finalidade funcionar como mecanismo de adaptação das duas economias ao ambiente globalizado e de busca de investimentos estrangeiros.
As principais características do Mercosul são:
A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre as nações, mediante, entre outros, a anulação dos direitos alfandegários, de restrições de tarifa com relação à circulação de bens;
A coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais, determinação de uma Tarifa Externa Comum (TEC) e emprego de uma política comercial comum em relação a agrupamentos de Estados ou terceiros Estados;
Organização de políticas macroeconômicas e setoriais e demais – de comércio exterior, fiscal, agrícola, monetária, industrial, cambial, alfandegárias, de capitais, de serviços, de comunicação e transporte etc. – que se acordem, com o objetivo de garantir condições oportunas de concorrência entre os Estados Partes;
Acordo dos Estados Partes de equilibrar suas legislações nas áreas importantes para o fortalecimento do processo de integração.
O MERCOSUL foi desenvolvido com objetivo de ser uma União Aduaneira. Todavia, Maia (2020) ressalta que apenas será definitivamente uma União Aduaneira quando qualquer nação do bloco puder adquirir bens produzidos no MERCOSUL com isenção de tarifas aduaneiras e, ainda, quando a Tarifa Externa Comum (TEC) estiver funcionando plenamente.
Sendo assim, a sua principal vantagem é buscar uma tarifa comum para produtos produzidos dentro da área e retirar barreiras alfandegárias.
A sua principal desvantagem é justamente o fato dos países terem a mesma taxa de importação, não dando espaço para os países desenvolverem seus próprios acordos comerciais.
Explicação:
O Mercosul foi estabelecido no ano de 1991 e é formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Caracteriza-se por ser uma organização intergovernamental.
O principal objetivo do Mercosul consiste em integrar os países membros para eliminar as chamadas barreiras comerciais existentes entre esses países. Um exemplo de acordo adotado pelo Mercosul foi o Acordo de Livre Comércio (ALC) com Israel, que foi assinado na cidade de Montevidéu no ano de 2007.
As principais vantagens do Mercosul é a procura por uma tarifa comum para os produtos que são produzidos nos países membros e a retirada de tarifas de ordem alfandegária.
E as desvantagens são os países membros possuírem a mesma taxa de exportação, não possibilitando que os mesmos desenvolvam seus acordos comerciais.
Saiba mais sobre o Mercosul em: brainly.com.br/tarefa/1965180
Bons estudos!