a implantação do estado novo por Vargas de 1937 provocou a
Soluções para a tarefa
No dia 10 de novembro de 1937, Vargas ordenou o cerco militar ao Congresso Nacional, impôs o fechamento do legislativo e outorgou uma constituição autoritária para o país - a constituição de 1937. Iniciava-se, desse modo, o governo ditatorial da Era Vargas, que ficou conhecido como Estado Novo.
Dentre as características políticas do Estado Novo, podemos destacar:
* Estado de emergência - durante esse período, foi instaurado no país o estado de emergência, que autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julgá-las sumariamente e condená-las. Vargas detinha em suas mãos, portanto, os mais amplos poderes; seus atos não podiam sequer ser submetidos à justiça.
* Fim do federalismo - os estados brasileiros perderam sua autonomia política, e os governos estaduais foram entregues ao comando de interventores da confiança do presidente. Em comemorações públicas realizadas em todas as capitais, as bandeiras estaduais foram queimadas para simbolizar a morte do antigo federalismo.
* Supressão das instituições democráticas - os partidos políticos foram extintos, e as eleições democráticas, suspensas. As greves e as manifestações contrárias ao governo estavam proibidas pela polícia. A polícia política do governo Vargas perseguiu milhares de cidadãos; muitos foram presos, torturados e mortos.
Resposta:
Dissolução de todos os partidos políticos.
Explicação: