Filosofia, perguntado por YanVictor3850, 1 ano atrás

A imanência está concentrada na expressão célebre: Deus sive Natura - "Deus, ou seja, a Natureza." Tudo o que existe, portanto, possui causa determinada e necessária para existir e ser tal como é: é da essência dos atributos causar necessarimente as essências e potências de todos os modos e encadear ordenadamente as leis causais universais que regulam a existência e as operações desses modos; e todos modos, porque exprimem a potência universal da substância, são também causas que produzem efeitos necessários. Isso significa que nada há de contingente no universo e que tudo é necessário. Há um ser necessário por sua própri

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
11

Falta na questão:

Há um ser necessário por sua própria natureza ou por sua essência - Deus - e há seres necessários pela causa - os seres singulares, efeitos imanentes da potência necessária de Deus. Porque a substância é a unidade imanente e ativa de seus infinitos atributos infinitos, ou seja, uma estrutura causal infinitamente complexa produtora de si mesma e de todas as coisas, sua ação se realiza diferencialmente, pois cada um de seus atributos, numa ordem de realidade distinta de outras, produz efeitos próprios e exprime da maneira própria a ação como do todo. (CHAUÍ, 2011). Leia com muita atenção e marque a opção CORRETA.

Alternativa correta: B - Se a moral é o fundamento para a ação da ética, podemos então afirmar que não existe moral sem ética e, nem ética sem moral.

Chauí afirma que a filosofia da Espinosa se liberta da tradição religiosa, baseada na ideia de pecado e culpa originais e das imposições morais vindas “de fora”, isto é, que se baseiam em valores que não foram criados por aqueles a quem são impostos.

Espinosa assegura que a lei moral se refere a valores transcendentes, vindos “de cima”. Nela vigora a binaridade Bem e Mal, mandamentos e obediência. Assim, na lei moral prevalece o raciocínio binário e na Ética a proposta de perceber a diferença qualitativa dos modos de existência: o bom e o mau.

Bons estudos!

Perguntas interessantes