A imaginação sociopolítica brasileira formou-se no contexto da sociedade pós-colonial, refletindo os desafios de construção de um pensamento sobre a sociedade nacional, sobre a identidade do povo brasileiro e sobre a política. Em decorrência desse pensamento, surgiu uma série de noções nas ciências sociais, tais como miscigenação, eugenismo, democracia racial, homem cordial, cultura popular e pensamento autoritário. Considerando a temática do texto acima, assinale a opção correta. A A miscigenação contribuiu para a melhoria da qualidade genética racial do povo brasileiro e, por isso, constitui uma referência de valor para as ciências sociais. B Segundo as tendências dominantes das ciências sociais contemporâneas no Brasil, o discurso da democracia racial funda-se em uma ideologia que esconde o preconceito racial. C A visão do brasileiro como homem cordial é uma proposta interpretativa de Mário de Andrade. D A Semana de Arte Moderna, que apresenta elementos constitutivos da identidade nacional, aconteceu nos fins do século XX. E O pensamento autoritário foi concebido para emancipar as classes populares e conduzi-las à luta pela democracia racial no Brasil.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A alternativa B) é a correta.
Considerando o texto, temos que o discurso feito em relação a democracia racial é fundamentado em uma ideologia racista, que esconde o preconceito e o racismo com as pessoas.
A democracia racial é uma forma de segregar as pessoas, separando elas em raças, o próprio nome já é nocivo e deturpado, dando a entender que existe raças entre o ser humano, o que é algo falacioso, não há variação genética suficiente para separar as pessoas em raças.
Espero ter ajudado!
Respondido por
0
Resposta: Letra B.
Explicação: Conferido no AVA.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás