A imaginação impulsiona a aprendizagem e está presente em todas as realizações humanas, fornecendo a unidade essencial entre a experiência, o entendimento e a expressão. Na educação Infantil, existem ferramentas que possibilitam às crianças ampliar o potencial criativo e imaginativo: O brincar livremente é uma importante atividade em diversos sentidos, pois favorece o exercício do pensamento e permite a criação de teorias temporárias, que favorecem as principais mudanças psicológicas. Outra forma de desenvolver a imaginação, é por meio da contação de histórias. Diante dessas considerações, é CORRETO afirmar que:
I. A narrativa é uma ponte entre a imaginação e a cultura. As histórias permitem o exercício constante da imaginação, o voo para o mundo paralelo onde, por meio do prazer poético, as crianças estão, na verdade, “trabalhando”, ou seja, cumprindo sua tarefa fundamental de conhecer o mundo e de construírem a si mesmas.
II. Quanto mais histórias forem contadas, ouvidas e imaginadas, maior será o acervo cultural, maiores serão as possibilidades de as histórias serem recontadas e, principalmente, de as crianças criarem novas histórias e enredos, portanto, maior será a sua vitalidade imaginativa.
III. Ao contar uma história, nós, adultos, devemos penetrar nela, viver cada palavra, cada parágrafo, imaginar junto com as crianças, dar sentidos e sentimentos para a aquela literatura que contaremos. Essas ações são de suma importância tanto para o adulto que interpreta quanto para as crianças, que, junto a nós, penetram na história.
IV. O imaginário infantil constitui uma das características e das formas específicas da relação das crianças com o mundo. Assim, compreendemos que a linguagem é manifestada não só por palavras, mas também por cores, desenhos, rabiscos e vivências.
V. Para explorar o significado profundo da narração de histórias nas escolas e nos espaços de educação infantil, podemos recorrer a uma metáfora: os momentos em que se contam histórias nas salas de aula são como clareiras num bosque. Suponhamos um pouco mais: em meio ao zum-zum das crianças forma-se um círculo, no fundo da sala, em cima de um tapete ou de almofadas de algodão que passaram a manhã tomando sol no beiral da janela. Com olhos arregalados e risadinhas, as crianças aconchegam-se e escutam a voz da moça de jeans ou vestido floreado — a professora. Entram na história que ela conta, quase fecham os olhos, feito estátuas. Mas, ao contrário do que parece, elas não estão nem um pouquinho paradas: cavalgam num corcel veloz, ocupadíssimas com aventuras muito longe dali.
Está CORRETO o que se afirma em:
A -
Todas as alternativas estão corretas.
B -
Todas as alternativas são incorretas.
C -
I, II, IV e V apenas.
D -
II, III, IV e V apenas.
E -
I, II, III e IV apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta;
letra (A)
Explicação:
TODAS ESTAO CORRETAS
Perguntas interessantes