A imagem que se tem no Ocidente do continente africano é resultado de ações de longa data. Nesse sentido, leia e analise a frase a seguir:
“Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-histórico, o espírito não desenvolvido, ainda envolto em condições de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do mundo”.
HEGEL, Friedrich. Filosofia da História. Brasília: UnB, 1995. p. 174
Nas observações de Hegel, presenciamos um ponto de vista sobre a África que denota:
ALTERNATIVAS
Uma imagem de um continente desenvolvido e próspero.
A ausência de necessidade de estudarmos a história africana.
A oposição ao esquecimento que durante muito tempo os estudos sobre o continente africano tiveram.
A visão de mundo etnocêntrica presente em boa parte das análises europeias a respeito da África, denotando-a enquanto atrasada e inferior.
A ideia de uma África paradisíaca, onde as belezas naturais são exaltadas e descritas pelo "outro" europeu como algo que desperte a curiosidade e a necessidade de estudos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
A visão de mundo etnocêntrica presente em boa parte das análises europeias a respeito da África, denotando-a enquanto atrasada e inferior. Nesse caso a letra D é a resposta certa.
Respondido por
12
Alternativa 4: a visão de mundo etnocêntrica presente em boa parte das análises europeias a respeito da África, caracterizando-a como atrasada e inferior. Página 46.
Perguntas interessantes