A imagem mostra um exemplo de integrante de um dos grupos mais radicais da Revolução Francesa, os sans-culottes. O nome é uma referência às roupas que usavam: calça comprida, de tecido grosso e listrado, e não os calças curtas (culottes) presas na altura do joelho, que eram moda entre nobres e burgueses.
Assinale a alternativa abaixo que corresponde a um dos anseios políticos desse grupo.
a) Manutenção de Luís XVI no poder
b) Fim do teto de preços dos produtos.
c) Aumento da influência da igreja católica sobre a política.
d) Fim da propriedade privada.
Me aju
Soluções para a tarefa
Dado que os mesmos eram revolucionários, a manutenção do antigo monarca francês, símbolo do absolutismo (controle dos assuntos do Estado nas mãos do monarca) no poder não era uma opção apoiada por eles.
Também, a manutenção o teto sobre os preços do produto, uma medida popular criada pelo governo revolucionário jacobino, que impedia a expansão do preço dos produtos para um nível que a plebe (aproximadamente 97% da população da época) não conseguisse pagar, era uma política APOIADA pelos sans-culottes.
Na mesma ideia do primeiro parágrafo, os revolucionários não apoiavam a manutenção dos privilégios/influência dos dois outros estados ( Primeiro, a Igreja; Segundo, a nobreza).
A última alternativa é interessante. Analisando a organização como um todo, os sans-culottes eram um grupo bastante diverso, então não é de se estranhar que algumas das vezes, suas ideias conflitavam entre si.
Enquanto uma parcela defendia o fim da propriedade privada, principalmente as camadas mais populares, a parcela que compunha a pequena burguesia (lojistas, artesãos, ...) defendiam a propriedade privada, desde que não fosse "exacerbada". Mas, dentre todas as alternativas, a única que engloba algum ideal deste grupo é esta.
Resposta:
acho q é a letra D
Explicação: