A imagem mostra o resultado de um experimento de óptica em que duas lâminas de vidro são inseridas em dois recipientes com líquidos diferentes. No recipiente da direita, a lâmina de vidro (nVidro = 1,48) está imersa em água (nágua = 1,33), onde a lâmina continua visível. Já no recipiente da esquerda, a lâmina de vidro está imersa em glicerina (nglicerina = 1,47), onde a lâmina de vidro desaparece, ou seja, não é possível ver a parte da lâmina que está dentro do líquido:
Não é possível distinguir a lâmina de vidro dentro da glicerina pois
a) ao inserir a lâmina de vidro, o índice de refração do vidro é alterado e torna-se o mesmo da glicerina.
b) ao se inserir a lâmina de vidro, o índice de refração da glicerina é alterado e torna-se o mesmo do vidro.
c) o vidro possui índice de refração maior que o da glicerina, com isso, a luz aumenta muito sua velocidade ao mudar de meio, sendo impossível distingui-los.
d) o vidro permite que a luz se propague por ele a uma velocidade muito maior do que na glicerina, o que causa dispersão dos raios de luz pela glicerina.
e) o vidro e a glicerina possuem índices de refração muito próximos e, com isso, o desvio da luz ao mudar de meio é mínimo, tornando muito difícil distingui-los.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:
e) ) o vidro e a glicerina possuem índices de refração muito próximos e, com isso, o desvio da luz ao mudar de meio é mínimo, tornando muito difícil distingui-los.
Explicação:
marii1216:
cav agradece
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa E. O vidro e a glicerina possuem índices de refração muito próximos e, com isso, o desvio da luz ao mudar de meio é mínimo, tornando muito difícil distingui-los.
Explicação:
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás