Filosofia, perguntado por roanaldosouzar6283, 1 ano atrás

A imagem de qualquer edifício em construção alude à existência de uma estrutura ordenada. De modo análogo, a compreensão e a explicação sobre a organização de uma sociedade também podem invocar o tema da ordem e sua antitese, o caos, como, por exemplo, as questões relativas à harmonização social e às revoluções. No caso da teoria de Karl Marx, a metáfora espacial de um edifício é utilizada para exemplificar seu entendimento sobre a dinâmica dialética da sociedade. Com base nos conhecimentos sobre Karl Marx a respeito das relações entre infraestrutura e superestrutura, assinale a alternativa correta

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
37

Você esqueceu de fornecer as alternativas, são elas:


a) Os conflitos entre grupos sindicais mais politizados e de status mais elevado, na produção, geram a eliminação das desigualdades sociais.


b) O controle das ideias e das instituições de uma época é insuficiente para estabelecer o valor do trabalho e a igualdade de oportunidades no mercado.


c) O aparato político e estatal é a base sobre a qual se articulam as disputas pelo controle e pela apropriação dos meios de produção.


d) A ordem partidária e jurídica que compõe o estado burguês determina a emergência das forças revolucionárias dos trabalhadores.


e) A consciência social e o sistema jurídico contradizem a existência material na medida em que pretendem anular o antagonismo das relações de produção


A alternativa A é falsa e demonstra uma incompreensão sobre a infraestrutura e superestrutura em Marx, que se relaciona com mecanismos de poder que fundamentam o funcionamento da sociedade, e não com este tipo de disputa sindical.


A alternativa B é verdadeira, pois apenas o controle da superestrutura (as ideias) não equivale ao controle efetivo dos meios materiais para a produção, de modo que é necessário que mais que a simples disputa no campo das ideais para garantir a justiça social.


A alternativa C é falsa, pois para Marx o Estado serve aos interesses da burguesia, e não aos interesses revolucionários.


A alternativa D é falsa, pois é a própria organização social insólita, com as suas injustiças, que determina a emergência das forças revolucionárias, e não a organização burguesa.


A alternativa E é falsa, pois a consciência social reafirma o antagonismo nas relações de produção e esclarece a necessidade de tomar os meios materiais.

Perguntas interessantes