A imagem apresentada mostra um selo impresso na Alemanha em 1979 para homenagear F. A. Kekulé que definiu a química orgânica como a parte da química que estuda os compostos de carbono. Com base em seus conhecimentos acerca das características do elemento carbono, a opção que representa este composto como parte de uma molécula orgânica é
A) o carbeto de cálcio (CaC2).
B) o hidreto de metila (CH4).
C) o monóxido de carbono (CO).
D) o ácido carbônico (H2CO3).
E) o cianeto de potássio (KCN).
Soluções para a tarefa
Introdução
A Química Orgânica é a parte da Química que estuda os compostos do elemento carbono com propriedades características.
História da Química Orgânica
A primeira vez que os seres humanos utilizaram compostos orgânicos foi com a descoberta do fogo, uma vez que praticamente tudo o que sofre combustão é um composto orgânico.
Substâncias orgânicas têm sido usadas desde a Antiguidade. Ainda na Pré-História, o álcool etílico era obtido a partir da reação de fermentação do suco de uva, e o vinagre era obtido a partir da oxidação do vinho.
O termo Química Orgânica foi empregado pela primeira vez em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman. Segundo Bergman, os compostos orgânicos incluem substâncias de organismos vivos, enquanto que os compostos inorgânicos incluem substâncias do reino mineral.
No final do século XVIII e início do século XIX acreditava-se na teoria da força vital formulada por Jöns Jacob Berzelius, que dizia que os compostos orgânicos só poderiam ser produzidos por organismos vivos (animais e vegetais).
Após diversas tentativas, em 1828, Friedrich Wöhler conseguiu obter a ureia, substância encontrada na urina e no sangue. Para isso, ele aqueceu cianato de amônio, que é um composto inorgânico. Isso acabou com a teoria da força vital. A reação de obtenção da uréia está mostrada abaixo:
Após o êxito deste experimento, diversas outras substâncias orgânicas foram obtidas. Percebeu-se, então, que a definição de Bergman para a Química Orgânica era inadequada.