A imagem acima representa o ciclo de vida de um parasita que pode causar sérios problemas de saúde em seres humanos. Observando essa imagem, podemos afirmar que:
( ) As proglótides são hermafroditas e apesar disso há protandria, o desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos é mais rápido que do feminino.
( ) nessa parasitose, o porco assume o papel de hospedeiro intermediário.
( ) pelo ciclo apresentado, a ingestão acidental de alimentos contaminados com fezes humanas pode levar à formação de cisticercos no organismo humano.
( ) A infecção por Taenia solium (teníase) é uma infecção intestinal por tênias.
( ) o ciclo apresentado é o da teníase. *
A) FFVFV
B) FFVVV
C) VVFVV
D) VVVVV
E) FVFVF
Soluções para a tarefa
Sobre o ciclo de vida de um parasita representado na figura, as afirmações são, respectivamente: Alternativa D) V - V - V - V - V
No figura pode-se observar o ciclo de vida da teníase, a qual causa uma infecção intestinal por tênias em humanos e porcos. O ciclo começa quando o homem consome carne de porco contaminada, crua ou parcialmente cozida.
Ao entrar no organismo humano a Taenia solium se aloja no intestino onde cresce e se reproduz assexuadamente formando as proglótides, que logo são eliminadas com as fezes humanas.
Essas proglótides com ovos da Taenia são ingeridas pelo porco, e no seu intestino são liberados os ovos do verme; dessa forma o porco é um hospedeiro intermediário.
Os ovos evoluem, formando larvas chamadas cisticercos, os quais podem ser ingeridos vivos e evoluir para vermes adultos no intestino humano, e o ciclo começa novamente.
Resposta:Opção A) Falsa. Proglotes são os anéis que formam o corpo da tênia, presente no homem.
B) Falsa. O hospedeiro definitivo é o homem (onde ocorre a fase adulta/sexuada do parasita).
C) Verdadeira (neste caso, tem-se uma doença conhecida como cisticercose).
D) Falsa. Na ascaridíase e no amarelão não há presença de hospedeiro intermediário (os vermes são monoxênicos).
E) Verdadeira.