Biologia, perguntado por zuera125, 11 meses atrás

A imagem abaixo mostra de forma geral as etapas básicas de um ciclo de infecção viral, semelhante ao ciclo do SARS-CoV 2, causador da CoViD-19, em uma célula hospedeira:
Analisando esse esquema simplificado é possível perceber que os vírus possuem duas capacidades básicas comuns a todos os seres vivos, inclusive os celulares.

Quais são essas capacidades e qual é a correlação entre elas?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por keivylaanderlany
1

Resposta:

Estes vírus possuem um material genômica de RNA fita simples sentido positivo, ou seja, serve diretamente para síntese proteica, assim ocorre uma maior velocidade na geração de novas cópias de vírus na célula infectada.

São envolvidos por uma capa de gordura e proteína, e seu tamanho é de aproximadamente cem nanômetros. Além também da presença de várias proteínas em sua superfície, dentre elas está a Proteína Spike, ou Proteína S, que é uma espícula glicoproteica que se liga fortemente à enzima ECA2, presente em nossas células, o que torna sua infecção mais fácil.

E é essa proteína característica que faz com que os coronavírus sejam nomeados assim: sua conformação ao redor dos vírus lembra ligeiramente uma coroa.

Fisiopatogenia do coronavírus

Ao penetrar na célula humana, os ribossomos da célula hospedeira traduzem as informações contidas neste material genético, produzindo proteínas como a RNA polimerase do vírus.

Essa enzima replica o material genético do vírus dentro da célula hospedeira, produzindo primeiro uma fita intermediária de RNA sentido negativo (subgenômica) e, depois, novas fitas sentido positivo.

Essas últimas vão compor novas partículas virais, após serem associadas a proteínas virais, como receptores de superfície. A montagem final dos novos vírus ocorre no retículo endoplasmático e no complexo de Golgi da célula hospedeira.

Após a montagem, as partículas saem da célula e estão prontas para infectar outras novas células.

Perguntas interessantes