A imagem abaixo é o selo encontrado nos comunicados oficiais do líder revolucionário Augusto César Sandino.
sandino
Nela, sob a assinatura de Sandino, um marine dos EUA é decapitado por um revolucionário sandinista, com os dizeres "pátria e liberdade".
Considerando o movimento político liderado por Sandino, podemos afirmar corretamente que:
Alternativas:
a)
a Revolução Nicaraguense foi um sucesso e uma das raras derrotas militares dos EUA, juntamente com a Guerra do Vietnã.
b)
a intervenção dos EUA na Nicarágua e na América Central se relacionava, nos anos 1930, com o clima político gerado pela Guerra Fria.
c)
a intervenção dos EUA na Nicarágua e na América Central se relacionava, nos anos 1930, sobretudo aos interesses das grandes empresas estadunidenses.
d)
a luta para acabar com a ditadura de Sandino foi apoiada pelo governo dos EUA que permitiu a instalação da democracia a partir de Somoza.
e)
a luta sandinista, derrotada a partir da morte de seu líder, jamais se recuperou na Nicarágua.
2)
Mensagem aos povos do mundo através da Tricontinetal. Ernesto Che Guevara, Havana, 1967.
"[...] A América constitui um conjunto mais ou menos homogêneo e quase na totalidade do seu território os capitais monopolistas norte-americanos mantem uma primazia absoluta. Os governos títeres ou, no melhor dos casos, débeis e medrosos, não podem se contrapor às ordens de seu amo yanqui. Os norte-americanos chegaram quase ao máximo de sua dominação política e econômica, pouco mais poderiam avançar nesse momento. Qualquer mudança da situação poderia se converter em retrocesso de sua primazia. Sua política é manter o conquistado. Sua linha de ação se reduz no momento atual, ao uso brutal da força para impedir movimentos de libertação de qualquer tipo. [...]
Sob o slogan ‘não permitiremos outra Cuba’ se encobre a possibilidades de agressões impunes, como a perpetrada contra Santo Domingo ou, anteriormente, o massacre do Panamá, e a clara advertência de que as tropas yanquis estão dispostas a intervir em qualquer lugar da América onde a ordem estabelecida seja alterada, colocando em riscos seus interesses.
Essa política conta com uma impunidade absoluta: a OEA é uma máscara cômoda, por mais desprestigiada que esteja; a ONU é de uma ineficiência que beira o ridículo ou o trágico [...].
Na América Latina se luta com as armas em mãos na Guatemala, Colômbia, Venezuela e Bolívia e despontam já os primeiros surtos do tipo no Brasil. Existem outros focos de resistência que aparecem e se extinguem. Porém, quase todos os países deste continente estão maduros para uma luta de um tipo tal, que para triunfar, não pode conformar-se com menos que a instauração de um governo de estilo socialista.
O caminho é o do Vietnã; é o caminho que devem seguir os povos; é o caminho que seguirá a América. [...]
Como poderíamos olhar para um futuro brilhante e próximo se dois, três, muitos Vietnã florescessem pela superfície do planeta, com sua quota de morte e suas tragédias imensas, com seu heroísmo cotidiano, com seus repetidos ataques contra o imperialismo, com a obrigação que ele envolve para dispersar suas forças, sob o embate do ódio crescente dos povos do mundo!
E se todos fôssemos capazes de nos unir para que nossos golpes fossem mais sólidos e certeiros, para que a ajuda de todo tipo aos povos em luta fosse ainda mais efetiva, que grandioso seria o futuro e que próximo!
Considerando o texto, sua autoria e os temas tratados, podemos afirmar que:
Alternativas:
a)
Che Guevara escreve o texto em apoio à URSS, que naquele momento era a grande inspiração política do guerrilheiro.
b)
Che Guevara considera o Vietnã um exemplo a ser seguido por toda a América, pela vitória conquistada contra os EUA por meio do apoio internacional.
c)
Che Guevara associa o autoritarismo político nas ditaduras latino-americanas à submissão dos seus governos aos EUA.
d)
Che Guevara mostra como nos EUA boa parte da população era contrária à Guerra do Vietnã.
e)
Che Guevara considera que, diferentemente do que aconteceu no Vietnã, a libertação da América pode se dar de uma maneira pacífica.
Soluções para a tarefa
Resposta: 1- B 2-C 3- A 4- B
Explicação:
1 – b) a intervenção dos EUA na Nicarágua e na América Central se relacionava, nos anos 1930, com o clima político gerado pela Guerra Fria.
Mesmo sem a imagem é possível responder a questão, o movimento revolucionário sandinista tinha como lema principal “pátria e liberdade” e seu principal líder foi Sandine. Esse movimento político decorreu do clima resultante da Guerra Fria.
2 – c) Che Guevara associa o autoritarismo político nas ditaduras latino-americanas à submissão dos seus governos aos EUA.
Para Che Guevara, a América representa um conjunto um pouco homogêneo e a maior parte de seu território são capitalistas monopolistas norte-americanos. Ele faz a associação do autoritarismo político nas ditaduras latino-americanas aos governos submissos aos EUA.
Bons estudos!