A imagem a seguir ilustra uma criança com características fenotípicas típicas de uma síndrome genética, popularmente muito conhecida.
Criança com uma anomalia genética
De acordo com a imagem, analise as afirmativas a seguir:
I. A criança possui uma síndrome genética conhecida por Síndrome de Turner, ocasionada pela trissomia do cromossomo sexual.
II. A criança possui uma síndrome genética conhecida por Síndrome de Down, ocasionada pela trissomia do par de cromossomos numero 21.
III. A criança possui uma síndrome genética, caracterizada por uma mutação cromossômica, ou seja, por possuir um cromossomo a mais em seu cariótipo.
IV. A criança possui Síndrome de Down, uma doença genética que ocorre durante a gravidez e não possui cura ou tratamento.
De acordo com as características da criança na imagem, está correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
De acordo com a imagem, que apresenta uma criança com Síndrome de Down, é correto o que se afirma em II, III e IV, apenas.
O que é a Síndrome de Down?
A Síndrome de Down, ou ainda trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética em que a divisão celular ocorre de modo atípico ainda no período embrionário, ou seja, na gestação.
Apesar da causa dessa síndrome ser desconhecida, sabe-se que, nesse processo de divisão, ao invés de existirem dois cromossomos no par 21, o indivíduo adquire um terceiro.
É correto afirmar que essa síndrome não possui cura nem tratamentos específicos, contudo, é importante ressaltar que existem diversos tratamentos que visam a saúde física e mental do indivíduo que a possui, proporcionando qualidade de vida, sendo realizado por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros.
Aprenda mais sobre Síndrome de Down:
https://brainly.com.br/tarefa/41344425
#SPJ2