História, perguntado por vitoryaoliveira08, 7 meses atrás

- A ilustração dada faz referência a um sério distúrbio social ocorrido nos primeiros anos do século XX, no Rio de Janeiro, envolvendo a figura do eminente sanitarista Osvaldo Cruz. Desse distúrbio é INCORRETO afirmar que: *

1 ponto



Em suas origens, havia o descontentamento da população pobre da cidade, sobretudo por causa do plano de remodelação urbana implantado no governo de Rodrigues Alves (1902-1906), que, entre outras coisas, desalojou parte dessa população dos quarteirões de bairros centrais para abertura de avenidas e alargamento de ruas.

A decretação da obrigatoriedade da vacinação foi a razão imediata de o povo, já descontente com as desapropriações e demolições, insurgir-se contra os agentes sanitários, transformando o Rio de Janeiro em palco de violentos confrontos com a polícia.

A forma arbitrária e violenta com que as “brigadas sanitárias” realizavam a vacinação — invasão dos domicílios para, à força, vacinar as pessoas — provocou a indignação da população, que, ademais não adequadamente esclarecida, desconhecia os verdadeiros efeitos médicos da medida.

A reação violenta da população deve ser entendida num contexto social mais amplo, de reação a um processo de modernização excludente do ambiente urbano, agravado pela atitude discricionária do poder público.

O grau de violência que a revolta atingiu, evidenciou o extremo conservadorismo da população, contrária a qualquer forma de modernização ou progresso, quer urbanística quer científica.


Soluções para a tarefa

Respondido por Comfianacall
3

Resposta:

e) o grau de violência que a revolta atingiu, evidenciou o extremo conservadorismo da população, contrária a qualquer forma de modernização ou progresso, quer urbanística quer científica.

Explicação:

https://suburbanodigital.blogspot.com/2019/01/exercicios-sobre-revolta-da-vacina-com-gabarito.html?m=1

Espero que esteja certo tmj

Respondido por arianestyleonline
0

Resposta:

E) o grau de violência que a revolta atingiu, evidenciou o extremo conservadorismo da população, contrária a qualquer forma de modernização ou progresso, quer urbanística quer científica.

Explicação:

A população se mostrou ciente de sua situação social e política diantes dos interesses das classes governantes e setores econômicos, reagindo à política importa na administração de Pereira Passos.

Perguntas interessantes