A ilustração abaixo mostra o suposto processo de evolução das sociedades. Tal narrativa de evolução foi criada pelo antropólogo norte-americano Lewis Henry Morgan, que divide a história da humanidade em três escalas: selvageria, barbárie e civilização. Assinale a alternativa que apresenta a conclusão que Morgan e outros adeptos da teoria do Evolucionismo Social chegaram: a) As diferentes sociedades estavam organizadas da “mais simples” para a “mais complexa”, a Europa seria a sociedade mais evoluída, enquanto as demais estariam em estágios mais primitivos. b) A civilização não passou por estágios evolutivos e sim por transformações rápidas. c) A evolução das sociedades caminha como nós próprios, nascemos maduros e ao longo da vida ganhamos inexperiência. d) Independente da sociedade, todas evoluíram da mesma forma, na mesma velocidade, e simultaneamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
Cada um desses fatos e seus desenvolvimentos caracterizariam a formação de um período étnico, permitindo a sua identificação e distinção dos demais. De forma geral, Morgan designou três grandes períodos étnicos da humanidade: a Selvageria, a Barbárie e a Civilização. Vejamos como ocorreram:
A selvageria iniciou-se com o surgimento da raça humana, adquirindo uma dieta à base de peixes e também desenvolvendo o conhecimento e uso do fogo, chegando, por fim, à invenção do arco e flecha;
A barbárie é a fase imediatamente posterior à selvageria, tendo como característica distintiva a invenção da arte da cerâmica. É também caracterizada pela domesticação de animais, bem como do cultivo de plantas através de um sistema de irrigação. O uso de tijolos de adobe e pedras na construção de moradias também fez parte deste período. Por fim, a invenção do processo de fundição do minério de ferro e o uso de ferramentas deste metal.
A civilização, período ao qual pertencemos, tem início, conforme Morgan, com a invenção do alfabeto fonético e o uso da escrita e estende-se, como dito, até a atualidade.