A ilustração abaixo foi produzida durante o governo facista na Itália e tem como personagem principal o ditador Benito Mussolini. Responda às questões a seguir.
a) Quais referências facistas estão presentes na ilustração?
b) Na sua opinião, por que a ilustração tem referências ao Império Romano?
c) Associe a legenda da ilustração e as referências ao Império Romano ao militarismo facista.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) O machado na pilastra e os soldados ao fundo.
B) O facismo tinha como objetivo retomar a gloria que a Itália obtivera durante o período do Império Romano.
C) Os facistas valorizavam o militarismo e viam a guerra como uma maneira de reerguer sua nação, pois os conflitos armados na Roma Antiga haviam consolidado um grande império.
Explicação:
A) O machado era um dos símbolos da bandeira facista, junto com o feixe. Os soldados refletem o militarismo.
B, C) O povo italiano estava revoltado com a situação de seu país após a primeira guerra, eles buscavam tornar-se uma grande nação novamente com tinham sido a muito tempo. Isto pode ser constatado com a Marcha sobre Roma organizada pelos apoiadores facistas, que ajudou Mussolini a assumir o cargo de Primeiro Ministro.
Resposta:
a) Espera-se que os alunos identifiquem o símbolo do fascio (feixe) italiano e a representação de Mussolini como alguém que orienta e lidera a população. Eles ainda podem apontar para as pessoas, em massa, ao fundo da representação. A população era um importante elemento de apoio.
b) O Império Romano foi um dos maiores impérios da História da humanidade. Fazer referência a esse império tinha o objetivo de tentar reviver a memória de que a Itália viveria dias de glória e liderança e conquistaria novamente novos territórios.
c) A legenda faz referência à conquista de um império. O militarismo fascista também visava se inspirar nesses valores e alimentar a ideia de que o país deveria fazer guerras de conquista para comprovar sua superioridade.
Explicação:
RESPOSTA DO PLURALL