A Ilíada e a Odisseia, obras atribuídas a Homero, são documentos importantes para a análise histórica dos primeiros tempos da Grécia Antiga. Leia o que escreveu a respeito deles a historiadora Maria Beatriz Florenzano:
O primeiro traço a ser ressaltado na descrição de Homero é o oikos, palavra geralmente traduzida por "casa" ou "família". Em Homero, contudo, ela está impregnada de um significado mais amplo: é uma unidade econômica, humana, de consumo e de produção. O oikos tem um chefe guerreiro à testa, juntamente com a sua família, mas os seus componentes não são os únicos dos oikoi. Estes compreendem também todos os servidores e escravos; os bens imóveis: a terra e as casas; e os bens móveis: ferramentas, armas, gado, etc., dos quais depende a sobrevivência do grupo.
a) A palavra grega oikos tem um significado bastante específico. Ela designa uma estrutura social que não encontra correspondentes em nossa sociedade. Por isso a
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Explicação:especifique a sua pergunta por favor.
Respondido por
16
Resposta:
) Um guerreiro na liderança; componentes escravos; bens móveis e imóveis dos quais depende a sobrevivência do grupo.
b) “[...] é uma unidade econômica, humana, de consumo e de produção.”.
c) Do mais importante para o menos importante: chefe guerreiro, família do chefe guerreiro e, por fim, servidores e escravos.
ta ai valeu
Explicação:
Perguntas interessantes