A ilha de calor assim como a chuva ácida é um problema urbano ambiental
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ilha de calor é um fenômeno climático urbano caracterizado pela maior temperatura das cidades em relação às áreas vizinhas, como as zonas rurais. Esse aquecimento se dá em função da maior concentração de materiais como asfalto, concreto e superfícies escurecidas, que absorvem mais calor, da poluição, da atividade antrópica, da ausência de vegetação e corpos d’água, além da impermeabilização do solo. Há, com isso, uma piora na qualidade do ar e da água nas cidades, o que é seguido pela ocorrência de doenças associadas e queda na qualidade de vida nessas áreas.
Explicação:
Resumo sobre ilha de calor
Ilhas de calor são um fenômeno climático urbano caracterizado pela ocorrência de maiores temperaturas nas cidades em relação aos seus arredores.
Ilhas de calor ocorrem em função da concentração de materiais que absorvem mais calor e possuem baixa capacidade reflexiva, como asfalto e concreto, do adensamento de prédios, que bloqueia o fluxo de ar, da atividade antrópica e da escassez de vegetação e corpos d’água.
Ilhas de calor pioram a qualidade de vida nas cidades devido à maior poluição do ar e a doenças associadas às elevadas temperaturas e à qualidade do ar e da água; alteram o microclima; e podem prejudicar os ecossistemas aquáticos pela elevação da temperatura das águas.
Entre soluções para esse fenômeno, podemos citar a adoção de materiais mais claros e permeáveis nas cidades, de telhados ecológicos ou reflexivos, e a ampliação das áreas verdes.