A igualdade, a universalidade e o caráter natural dos direitos humanos ganharam uma expressão política direta pela primeira vez na Declaração da Independência americana de 1776 e na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789. Embora se referisse aos "antigos direitos e liberdades" estabelecidos pela lei inglesa e derivados da história inglesa, a Bill of Rights inglesa de 1689 não declarava a igualdade, a universalidade ou o caráter natural dos direitos. Os direitos são humanos não apenas por se oporem a direitos divinos ou de animais, mas por serem os direitos de humanos em relação uns aos outros. Assinale a alternativa correta. a) A prática jurídica da igualdade foi expressa na Declaração de Independência dos EUA e assegurada nos países independentes do continente americano após 1776. b) A lei inglesa, ao referir-se aos antigos direitos, preservava a hierarquia, os privilégios exclusivos da nobreza sobre a propriedade e os castigos corporais como procedimento jurídico. c) No contexto da Revolução Francesa, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão significou o fim do Antigo Regime, ainda que tenham sido mantidos os direitos tradicionais da nobreza. d) Os direitos do homem, por serem direitos dos humanos em relação uns aos outros, significam que não pode haver privilégios, nem direitos divinos, mas devem prevalecer os princípios da igualdade e universalidade dos direitos entre os humanos.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra d) Os direitos do homem, por serem direitos dos humanos em relação uns aos outros, significam que não pode haver privilégios, nem direitos divinos, mas devem prevalecer os princípios da igualdade e universalidade dos direitos entre os humanos.
Vamos aos dados/resoluções:
A publicação em 1789 da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, no contexto da Revolução Francesa, inaugura uma nova etapa na História ao proclamar a máxima iluminista que o homem nasce com direitos e estes não podem e não devem ser alienados, evocando o conceito de ser humano universal e de luta contra todo ou qualquer privilégio assentado na religião ou nascimento.
Finalizando então, apesar de a Inglaterra ter sido o berço do pensamento iluminista com John Locke, o Bill Rights ainda não proclamava a igualdade absoluta entre os homens, focando mais na visão liberal de contenção de poder monárquico.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia ;)
Resposta:
Resposta correta: letra D
Explicação:
Diversos pensadores iluministas, como John Locke, já haviam definido quais seriam os direitos “naturais” e “inalienáveis” a qualquer ser humano. Neste sentido, aclamava-se pela igualdade dos homens perante as leis, algo em contraposição as sociedades estamentais típicas do Antigo Regime, como a França no período anterior a Revolução Francesa. Após a Independência dos Estados Unidos (1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789, no início da Revolução Francesa) tais ideais começaram a se propagar de forma mais intensa ao redor do mundo, transformando-se em premissas básicas das democracias e “sociedades livres” do mundo ocidental nos séculos seguintes.