História, perguntado por henrriquemaster345, 10 meses atrás

A Igreja Romana na Idade Média
A Igreja Romana, que se fortalecia desde o final do Império Romano, passou a exercer ainda mais influência a partir da conversão dos francos ao cristianismo. No contexto do feudalismo e do poder político fragmentado, a Igreja foi responsável por certa unidade cultural das diferentes sociedades medievais.
Esta unidade ocorreu através da religião, pelos valores cristãos e pela língua latina falada pelos representantes da Igreja e pelos letrados. Para Hilário Franco Jr, especialista em História Medieval, a Igreja promoveu uma articulação cultural entre elementos romanos e germânicos e ao fazer a síntese daquelas duas sociedades forjou a unidade espiritual, essencial para a civilização medieval.
Além da autoridade espiritual, muitos sacerdotes da Igreja tinham poder temporal, decorrentes da posse de bens materiais, haviam enriquecido à custa de doações feitas pelos fiéis, que acreditavam obter, com isso, possíveis recompensas no céu. Calcula-se que diversas congregações religiosas romanas chegaram a controlar um terço das terras cultiváveis da Europa Ocidental, num tempo que a terra representava uma das principais bases da riqueza.
Assinale verdadeiro ou falso.
A Igreja Romana, se fortalecia desde o final do Império Romano. ( )
Calcula-se que a Igreja chegou a controlar um terço das terras cultiváveis da Europa Ocidental. ( )

Soluções para a tarefa

Respondido por L4COSTE
0

Resposta:

A Igreja Romana na Idade Média A Igreja Romana, que se fortalecia desde o final do Império Romano, passou a exercer ainda mais influência a partir da conversão dos francos ao cristianismo. ... Calcula-se que a Igreja chegou a controlar um terço das terras cultiváveis da Europa Ocidental.

Perguntas interessantes