a igreja foi responsável direta por mais uma transformação, formidável e silenciosa, nos últimos séculos do império: a vulgarização da cultura clássica. essa façanha fundamental da igreja nascente indica seu verdadeiro lugar e função na passagem para o feudalismo. a condição de existência da civilização da antiguidade em meio aos séculos caóticos da idade média foi o caráter de resistência da igreja. ela foi a ponte entre duas épocas. (perry anderson. passagens da antiguidade ao feudalismo, 2016. adaptado.) o excerto permite concluir que a igreja cristã
Soluções para a tarefa
Respondido por
70
Resposta:
tornou-se uma instituição do Império Romano e sobreviveu à sua derrocada quando da invasão dos bárbaros germânicos.
Explicação:
so isso msm
Respondido por
1
O texto aponta a Igreja Cristã como uma instituição que sobreviveu à passagem entre as épocas da Antiguidade e Moderna, e seguindo o contexto histórico, o excerto faz referências ao fato dela se tornar importante para o Império Romano, resistindo aos ataques bárbaros ao longo do tempo. Alternativa "A" é a correta.
Verificação das alternativas incorretas, de acordo com as características da Igreja Cristã na Idade Média:
- A alternativa "B" é incorreta no sentido de que a Igreja Cristã atuou para além da esfera cultural, participando também dentro da política no feudalismo.
- Na alternativa "C", o erro está na segunda parte, pois as representações de imagens religiosas era permitida.
- Não houve a abertura de liberdade religiosa defendida pela Igreja Cristã, tampouco o combate à teocracia imperial, e sim o contrário, e portanto é incorreta a letra "D".
- A Igreja Cristã não é pagã, então não propagou o paganismo, sendo defensora da religiosidade originada no feudalismo.
Para saber mais sobre o feudalismo:
https://brainly.com.br/tarefa/12770945
#SPJ3
Anexos:
Perguntas interessantes