“A igreja católica, representada pelas diversas ordens religiosas, das quais se deve destacar a Companhia de Jesus, exerceu um papel eminentemente colonizador na América ibérica”. (NADAI, Elza. História do Brasil. 17. Ed. São Paulo:Saraiva,1995, pg.69). Sobre a ação da Igreja Católica e dos jesuítas no período do Brasil colonial, julgue os itens a seguir. I. Na educação, por meio das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII. II. Os atritos entre os padres jesuítas e os colonos ocorriam porque estes pretendiam escravizar os indígenas e os padres eram contra, pois queriam aldeá-los em missões. III. As atividades missionárias e administrativas dos jesuítas foram icrementadas após as reformas pombalinas. IV. A Igreja Católica teve papel expressivo no processo de colonização, pois o clero ocupou a maior parte dos cargos públicos na área administrativa. É CORRETO o que se afirma em: A) I,II e III B) II e IV, apenas. C) I,III e IV, apenas. D) I e II, apenas. E) II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
No período colonial, a Educação foi monopolizada pelas Ordens Religiosas até o Século XVIII. Além disso, havia diversos conflitos entre os padres e os colonos no que diz respeito à escravização indígena. (Alternativa D- I e II)
A Educação no período colonial
No contexto do processo de colonização do Brasil, a Igreja Católica e o Estado português tinham relações estreitas. Dessa forma, as Companhias Religiosas chegaram às colônias no mesmo período, com a missão de catequizar e educar os indígenas.
A catequização foi o primeiro movimento educacional no Brasil, com a finalidade instruir os nativos para a moral e a fé. Nesse contexto, algumas Ordens Religiosas passaram a defender os indígenas das tentativas de escravização, o que gerou conflitos de interesses com os colonos.
O Marquês de Pombal foi o responsável pela expulsão dos jesuítas das colônias, deixando a responsabilidade educacional como papel do Estado.
Aprenda mais sobre Educação no período colonial em: https://brainly.com.br/tarefa/14646117#
#SPJ1